Segurança Pública- Canoas (1°lugar) – 3° Prêmio

CANOAS – OPERAÇÕES INTEGRADAS 

JUSTIFICATIVA: As Operações Integradas têm como proposta da gestão de políticas públicas de segurança do município de Canoas a redução do nível de violência e criminalidade em Canoas. A implementação de políticas integradas de segurança pública possibilita instruir programas e ações planejadas de prevenção e controle do crime com base na prevenção situacional, com foco nos territórios identificados, materializados em parâmetros científicos.

OBJETIVOS: O objetivo central das Operações Integradas é a redução dos índices de violência e criminalidade no município de Canoas, sobretudo a do Furto e Roubo de Veículos e Mortes Violentas. Promover maior sensação de segurança; Dar visibilidade ao trabalho integrado entre os Órgãos de Segurança Pública; e otimizar recursos e despesas.

DESENVOLVIMENTO: A atuação do município na área da gestão de políticas públicas de segurança tem contribuído para a redução do nível de violência e criminalidade em Canoas. A implementação de políticas integradas de segurança pública no âmbito municipal possibilita instituir programas e ações de prevenção e controle do crime com base na prevenção situacional, com foco nos territórios identificados, materializados em parâmetros científicos. Nesse sentido, o município tem apostado no fortalecimento da integração entre os Órgãos de Segurança Pública, apoiado para maior capacidade operativa de segurança, através das Operações Integradas, que são realizadas entre (Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito e em alguns casos, a PRF e SUSEPE). Ao todo já foram realizadas 150 Operações Integradas no Município de Canoas, entre 2017 e 2019.

RESULTADOS: O resultado, desde de quando implementada, foi a redução de todos os indicadores criminais de Furto e Roubo de Veículos e Mortes Violentas, monitorados pelo Observatório de Segurança Pública. Entre 2016 e 2018 o furto de veículos reduziu 24,4% e o roubo de veículos chegou à 39,1% de redução, enquanto que as mortes violentas reduziram 6,1% no mesmo período.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!