Veranópolis- Meio Ambiente (2° lugar)

ESCOLA CONSCIENTE, PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

 

APRESENTAÇÃO: O projeto iniciou com a preocupação da população e da administração municipal com a grande produção de resíduos sólidos no município, em especial resíduos domésticos. A ideia consiste em educar a população a separar, reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo no município. O projeto busca atingir a comunidade em geral para que se conscientizem com o descarte dos resíduos.

OBJETIVOS: Incentivar a coleta seletiva, geração de emprego e renda, além de diminuir as despesas do município com coleta, transporte e destinação final. Promover a conscientização da população a fim de diminuir os resíduos, bem como o correto acondicionamento e dar publicidade as responsabilidades de cada segmento envolvido. Os alunos de toda rede de ensino separam os resíduos em suas residências e o material seletivo é recolhido nas escolas, acondicionado em bags que posteriormente são destinados para os recicladores. A ONG AMMA irá premiar as escolas com um incentivo financeiro no final da campanha que ainda está em execução.

DESENVOLVIMENTO: Através de contratação de agência publicitária, elaboramos todos os tipos de mídia que seriam ofertados a população e as mais diversas formas de aproximar a comunidade sobre a importância do tema. Foram ainda, realizadas palestras, treinamentos e reuniões com os mais diversos segmentos, dando publicidade sobre o assunto e a metodologia da campanha.

RESULTADOS: O principal retorno da comunidade é o senso de fiscalizar os serviços prestados pela empresa responsável da coleta dos resíduos, denunciando e orientando as possíveis falhas identificadas. A criação de Multiplicadores Ambientais, preocupados com o tema e capacitados para dar as devidas informações para o restante da comunidade, transformando o projeto em uma verdadeira corrente defensora do meio ambiente. A ação desenvolvida nas escolas destinou para os recicladores 7 toneladas de material reciclável em 3 meses.

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!