Triunfo- Assistência Social ( 2° lugar)

ENVELHECER: PROTAGONISMO DE UMA HISTÓRIA DE VIDA

 

APRESENTAÇÃO: O Município de Triunfo possui 25.793 habitantes, tendo um percentual de 11,8% de idosos. No Serviço de Convivência do CRAS são atendidos, aproximadamente 200 idosos, cadastrados no Cadastro Único. Inicialmente, as ações estavam planejadas de modo pontual, voltadas para as questões sociais desde público participante. Com a implementação do projeto, a equipe técnica vem buscando mobilizar os participantes, a fim de que tenham um olhar crítico sobre a Política da Pessoa Idosa de forma continuada.

OBJETIVOS: Sensibilizar os participantes do serviço para juntos criarem estratégias e ações de alcance social, na defesa de direitos à pessoa idosa; Fortalecer o convívio familiar, grupal e social; Ofertar possibilidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades individuais e em grupo; Garantir campanhas e movimentos de mobilização da sociedade sobre a questão do envelhecimento.

DESENVOLVIMENTO: Reuniões em grupo, palestras e fóruns de debates. Nas dinâmicas se estimula a sociabilidade e interação entre os participantes e como ser em pró ativos. Apresentações e reflexões sobre estatuto do idoso, conselhos de direitos, dados sobre a realidade das políticas públicas do município e monitoramento. Nos fóruns são fomentados o protagonismo e grupos representativos. Construção de parcerias com escolas municipais com campanhas sobre a questão do envelhecimento.

RESULTADOS: Maior número de participantes e instituições contribuindo na construção de melhorias da Política Pública, através de ações e movimentos de mobilização; Mobilização do Conselho do Idoso; Aumento da participação no Serviço de Convivência; Reconhecimento e visibilidade do espaço do idoso no Equipamento e na comunidade; Valorização do idoso através de ações intergeracionais e a promoção do envelhecimento com qualidade de vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!