Saúde- Seberi (1°lugar) – 3° Prêmio

SEBERI – MAMÃE SEBERIENSE: GRUPO DE GESTANTES REALIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SEBERI RS

JUSTIFICATIVA: Buscando melhorar esses índices começou ser desenvolvido em 2017 um projeto, às gestantes, chamado Mamãe Seberiense. Com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas de pré-natal, melhorar a aderência das mulheres aos hábitos considerados mais adequados durante a gestação e diminuir ansiedades e medos relativos ao período gravídico e puerperal, além de trazer informação e orientação sobre a evolução da gestação e do trabalho de parto.

OBJETIVOS: Apresentar as práticas educativas desenvolvidas pela equipe multiprofissional no município de Seberi/RS no intuito de elevar os índices de parto normal e qualificar o pré-natal e nascimento.

DESENVOLVIMENTO: O município de Seberi está localizado no norte do Rio Grande do Sul/RS, possui uma população de 10.980 habitantes, 100% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família, Núcleo de Apoio de Saúde da Família e dispõe de equipes multiprofissionais. Essa oferta de serviços para o atendimento as gestantes, contribui para o aumento dos índices de Parto Normal em razão de que o município apresenta números inferiores à média estadual, chegando no ano de 2017 a apenas 15,52% em comparação ao Parto Cesária. No ano de 2017 foi reorganizado o Grupo de gestante que já existia no município, para proporcionar que os participantes maiores conhecimentos de assuntos relacionados a gestação, parto e nascimento.

RESULTADOS: A construção do Projeto Mamãe Seberiense foi muito importante, pois contribuiu para promoção e prevenção da saúde da gestante, por meio de informações e reflexões quanto à experiência da maternidade, as mudanças do corpo, a adoção de práticas para manutenção da saúde e mudanças de hábitos para solucionar problemas ocasionados pela gestação, que automaticamente aumentaram os índices de Parto Normal no município. Portanto, a partir da realização do Projeto Mamãe Seberiense, foi possível aumentar o percentual de Partos Normais a 50% do índice inicial, em 2018 foi obtido o resultado de 30,81%.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!