São Sepé- Educação (2° lugar)

CENTRO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO AO AUTISTA

 

APRESENTAÇÃO: A expressiva demanda de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista- TEA, matriculadas nas escolas, gerou preocupação dos gestores. Para contribuir com o desenvolvimento adequado das crianças tornou-se imprescindível ofertar, no Município, atendimentos para estes casos. O Centro de Atendimento ao Autista Daniela Neves Righi foi criado através da Lei Municipal 3.718/2017, com a parceria das Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social que, numa ação conjunta, destinaram horas de trabalho dos profissionais para a realização dos atendimentos.

OBJETIVOS: Criar o centro de atendimento para o apoio às famílias e promover o desenvolvimento das crianças com TEA, contribuindo para sua inclusão efetiva na escola e na sociedade.

DESENVOLVIMENTO: O Centro desenvolve seus objetivos através do apoio às famílias das pessoas com TEA, à estimulação do desenvolvimento, com ênfase nas três áreas das habilidades humanas: comunicação, habilidade social e comportamento, à orientação às escolas na reorganização e adaptação do currículo, observando as especificidades de cada aluno, ao desenvolvimento e aprimoramento de atividades de vida diária, à participação permanente em cursos de capacitação dos profissionais do Centro de atendimento e ao incentivo a formação continuada de professores.

RESULTADOS: A partir dos atendimentos, as famílias foram reunidas para a discussão dos resultados obtidos. Em seus relatos, evidenciaram o crescente desenvolvimento de seus filhos nas áreas da comunicação, interação social e comportamento, que foram percebidos tanto no ambiente domiciliar, como escolar e social. A criação da AFAPASS gerou fortalecimento nas relações entre pais e filhos e na forma de perceber o autismo como um transtorno que necessita de estímulos e se perceberam como parceiras e capazes de auxiliar no desenvolvimento de suas crianças.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!