São Marcos- Saúde (2° lugar)

AÇOUGUE SEGURO

 

APRESENTAÇÃO: No ano de 2015, o município enfrentou um dos maiores surtos de toxoplasmose notificados no Brasil. Durante a investigação do surto percebeu-se que o setor de açougues apresentava dificuldades em seguir as normas sanitárias e um elevado número de infrações relativas à falta de boas práticas, além de constatar o desconhecimento da legislação sanitária por parte dos empreendedores. Houve envolvimento de 18 açougues do município, totalizando 100% dos estabelecimentos.

OBJETIVOS: Possibilitar que os açougues do município de São Marcos implantem as boas práticas em açougues, com vistas a qualidade e segurança alimentar tanto de higiene quanto de produtos de alto padrão.

DESENVOLVIMENTO: O projeto consistiu no desenvolvimento de 2 capacitações de 8 horas cada; Fiscalizações orientativas e apoio técnico a cada 3 meses; Aplicação do roteiro de inspeção durante as vistorias; Confecção dos manuais de boas práticas para cada estabelecimento; certificação por meio de entrega do selo açougue seguro para estabelecimento que atingiram a pontuação mínima de 80% dos itens do roteiro.

RESULTADOS: Totalidade de comércio varejista de carnes e derivados inspecionados e qualificados; Democratização do saber sanitário no setor regulado e consumidores; Licenciamento sanitário de 6 entrepostos de temperados através do SIM; Comércio de produtos de origem animal seguro a população; Qualificação técnica dos açougueiros; Inibição do comércio de carnes sem procedência comprovada; Certificação de 87% dos estabelecimentos do município por atingirem a meta mínima de pontuação de qualidade e segurança alimentar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!