São José do Inhacorá- Assistência Social (1° lugar)

PROJETO CURTA- METRAGEM: GARANTIA DE DIREITOS NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

 

APRESENTAÇÃO: O CRAS de São José do Inhacorá, trabalha o desenvolvimento social com uma Política Pública de garantia de direito, de fortalecimento do ser humano e da família. Oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com caráter de proteção social básica. Dentro deste, encontra-se o Grupo Jovens Talentos, que no ano de 2017, continha 19 adolescentes que reuniam-se para atividades de teatro. Uma das peças transformou-se em um curta-metragem, com assuntos pertinentes a cidadãos críticos e ativos, finalidade dos impostos, orçamento público, direitos, o que é o CRAS e seu objetivos.

OBJETIVOS: Com o PROJETO CURTA-METRAGEM: Garantia de Direitos na Proteção Social Básica, busca-se: Possibilitar esclarecimentos, informações e discussões acerca da Política Pública de Assistência Social, desenvolvendo a consciência crítica do público alcançado pela ferramenta audiovisual e contribuir para o desenvolvimento de habilidades, talentos e formação cidadã dos adolescentes atuantes da peça.

DESENVOLVIMENTO: O projeto de natureza qualitativa foi iniciado com a leitura e discussão da cartilha Vale Cidadania. Através de rodas de conversa, complemento de ideias, criou-se adaptações e chegou-se a um roteiro de peça teatral. A partir deste, foram realizados ensaios, respeitando as características e expressão de cada um. As gravações e a edição foi conduzida por uma equipe profissional. O vídeo foi exibido ao público na V Conferência Municipal de Assistência Social do Município de São José do Inhacorá, posteriormente foi divulgado em meios de comunicação e está disponível nas mídias sociais.

RESULTADOS: Durante o desenvolvimento do projeto percebeu-se nos adolescentes que atuaram na peça, o aperfeiçoamento das habilidades, potencialidades e talentos estimulados. Também durante este convívio grupal, criou-se um laço afetivo, de ajuda mútua, onde reforçou-se o respeito a diversidade. Assim, esta experiência agregou muito na vida destes jovens, possibilitando através do teatro o desenvolvimento da expressão oral e corporal. Ainda, a comunidade inhacorense e as demais pessoas que visualizaram o vídeo tiveram uma melhor compreensão sobre a finalidade do CRAS e sua importância.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!