Santo Antônio do Palma – Agricultura (3º lugar)

Projeto PROAGRI

 

APRESENTAÇÃO: O Proagri foi criado em 2017 por meio de assembleia e reunião do Conselho Municipal de Agricultura com representantes do poder público, Emater, Sindicato dos trabalhadores rurais, vereadores, e dois representantes de cada comunidade do município. O público alvo são produtores e empreendedores que tenham interesse em investir no município.

OBJETIVOS: Com a implantação do Proagri busca-se a curto prazo promover a sucessão familiar na agricultura, impulsionar o surgimento de novas estruturas de atividades econômicas no município, geração de emprego e renda e a médio e longo prazo busca-se um aumento significativo no valor adicionado do município e a melhoria da situação econômica dos munícipes e consequentemente melhoria da qualidade de vida.

DESENVOLVIMENTO: A secretaria da agricultura e a emater juntamente com o investidos criam o projeto a ser implantado e o mesmo segue para analise de uma Comissão que analisa a sua viabilidade e aprova ou não. Se aprovado, o projeto segue para a câmara de vereadores e dada a aprovação é efetuado o pagamento do valor ao produtor. Sendo que o incentivo corresponde a um valor em dinheiro que varia de forma percentual conforme o valor do investimento total de forma igualitária conforme previsto a lei nº 1.396/2017.

RESULTADOS: Em menos de um ano de programa foram recebidos 30 projetos, sendo 12 aprovados 7 pagos e 18 em andamento (aguardando documentação ou aprovação). Disponibilizado um total de R$ 73.535,00 em incentivos. Além disso percebe-se uma procura grande por parte dos produtores, o que demonstra a renovação do espírito empreendedor no município. Além disso percebe-se o despertar do interesse de jovens em manter as atividades das propriedades como sucessores.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!