Salvador do Sul – Cultura (2º lugar)

Novos Trilhos

 

APRESENTAÇÃO: Novos Trilhos foi realizado em 2017 no complexo da antiga Estação de Trem do município como objetivo de estímulo a cultura através de oficinas. As diversas linguagens artísticas estão reunidas para oferecer a população a fruição de práticas culturais e artísticas de forma acessível, viabilizando o desenvolvimento das potencialidades existentes no espaço local e regional, e acima de tudo interiorizando a importância das artes e da cultura para a sociedade.

OBJETIVOS: Qualificar e incentivar novos profissionais da área; integrar as artes: teatro, música, dança, além da promoção a identidade cultural do município; divulgar e popularizar a cultura de corais no município; incentivar o hábito de apreciar música instrumental com as diversas apresentações durante o ano; promover o desenvolvimento cultural e artístico, formando o público para apreciação da música, do teatro e da dança; promover atividades culturais em múltiplas linguagens com ênfase na cultura local; realizar ações integradas nas áreas da educação, saúde e assistência social; promover atividades relacionadas ao esporte, cultura e lazer; promover a qualidade de vida aos munícipes, incentivando a comunicação e socialização.

DESENVOLVIMENTO: A metodologia do projeto está pautada nas trocas culturais e conexões numa ação de grande impacto positivo no contexto que envolve a produção artística já existente que foi neste projeto dada a oportunidade, divulgada, expandida e valorizada.

RESULTADOS: Foram 10 meses de intensa movimentação cultural, contribuindo para a formação de público, otimizando lugares de cultura e principalmente revelando por meio dessas expressões a diversidade e ao mesmo tempo a maneira genuína deste lugar, com duas faces culturais hibridas, produtos da mistura étnica que muito enriqueceu nosso povo. Desenvolvemos um projeto, pensando no retorno qualitativo que as práticas culturais incidem sobre a sociedade, onde vale ressaltar que os custos financeiros para a realização deste grande projeto de inclusão social através da arte, são menores diante dos imensos benefícios advindos desta atividade. Neste sentido, as 19 oficinas ficarão marcadas na história do município, significando a vida das pessoas, valorizando o que temos de melhor, nossos traços culturais e a diversidade. Assim, concluímos que nossas atividades foram trilhadas no caminho mais bonito do mundo, o saber, e mais do que isso, o saber compartilhar.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!