Protásio Alves – Agricultura (1º lugar)

Protásio Digital

 

APRESENTAÇÃO: Menos de 5% das famílias do meio rural tinham acesso à internet. A legislação Estadual em vigor exige a emissão de Nota Fiscal eletrônica na venda de produtos agrícolas. Além disso, filhos de agricultores necessitavam da internet para pesquisas e estudos domiciliares. Assim, buscou-se uma alternativa para sanar estas dificuldades favorecendo a economia da família e a permanência do jovem.

OBJETIVOS: O projeto objetivou o beneficiamento do maior número possível de famílias residentes no meio rural, possibilitando acesso à informação, qualificação das condições de desenvolvimento econômico, cultural e humano aos moradores do meio rural, estimulando dessa forma a efetiva permanência na propriedade.

DESENVOLVIMENTO: Diagnóstico da necessidade de internet; levantamento das possibilidades existentes; audiência pública com a população; desenvolvimento de projeto; consulta acerca da legalidade pertinente; criação de lei específica para possibilitar autorização legislativa para execução do projeto; licitação para cessão de uso dos cabos; licitação para aquisição dos cabos de fibra óptica e fiscalização das obras da empresa executora.

RESULTADOS: Foram instalados no interior do município 71 km de cabos de fibra óptica resultando em uma disponibilidade de acesso à internet de aproximadamente 96% das famílias. A ligação aos cabos é opcional, mas a grande solicitação de ligações está surpreendendo até mesmo a empresa parceira. A maioria das famílias já está conectada, o que comprova a real necessidade e demonstra a importância e sucesso desse projeto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!