Nova Ramada – Meio Ambiente (1º lugar)

Captação e Armazenamento de Água da Chuva e de Nascentes

 

APRESENTAÇÃO: O projeto teve a primeira “edição” realizada em 2017 no âmbito do município de Nova Ramada, no qual a população é abastecida com água potável pelo Poder Público, através de 24 poços tubulares. Foram atendidos 41 munícipes através da distribuição de reservatórios de água de 5 e 10 mil litros para armazenar água de nascentes e da coleta de água da chuva.

OBJETIVOS: Através da proteção de nascentes e canalização de água até reservatório e da coleta da água da chuva através de calhas em galpões e residências e canalização até reservatórios, o programa busca reduzir o consumo de água de poços tubulares, diminuindo o gasto do poder público com a manutenção dos poços (eletricidade, bombas, reparos nas redes) e evitando o rebaixamento do nível do lençol freático.

DESENVOLVIMENTO: Os interessados se inscrevem na Prefeitura. O conselho de meio ambiente seleciona os beneficiários de acordo com critérios de prioridade. Os selecionados instalam as calhas (água da chuva) ou protegem a nascente e fazem cadastro no SIOUT e constroem uma base sólida para o reservatório (evitar danos). Conselho de meio ambiente vistoria as obras/instalações. Foram utilizados recursos do FUNDEMA no valor de aproximadamente R$ 60 mil. O trabalho de seleção de beneficiários contou com o apoio do Conselho de Meio Ambiente. A proteção de nascentes contou com orientação e apoio da EMATER.

RESULTADOS: Proteção de nascentes, plantio de mudar nativas, cadastro no SIOUT/DRH, instalação de reservatório de água, diminuição do consumo de água de poços tubulares para atividades agropecuárias, com 41 produtores beneficiados.

 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!