Mobilidade Urbana e Trânsito- André da Rocha (3° lugar)- 3° Prêmio

ANDRÉ DA ROCHA- MAIS VIDA PARA AVENIDA

JUSTIFICATIVA:  Adaptar as cidades para que possam atender as principais demandas de seus habitantes, é essencial num processo de evolução, porém sem deixar de preservar as características de suas localidades. Pensando dessa forma e seguindo Leis que gerem a acessibilidade, mobilidade urbana e valorização das pessoas é que o município de André da Rocha tem atuado para concretizar seus projetos. O mais recente deles é o de pavimentação de sua principal via urbana.

OBJETIVOS: O objetivo foi disponibilizar passeios públicos adequados para atender todos os pedestres, inclusive e o mais importante, para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos. O projeto elaborado pelo Engenheiro Achiles Martins Bertussi Jr contempla a colocação de piso tátil, e rampas de acesso em toda a avenida.

DESENVOLVIMENTO: Audiências públicas foram realizadas afim de entender e atender as necessidades dos moradores. Com base nas informações colhidas, foi elaborado o projeto arquitetônico, que posteriormente também foi encaminhado ao poder Legislativo para avaliar e fiscalizar a sua aplicação e desenvolvimento. Toda iniciativa sempre esteve baseada em normas voltadas a mobilidade urbana, valorizando em primeiro lugar o pedestre e, posteriormente, os veículos. Outro cuidado tomado foi de manter as características das adjacências da Avenida. Mesma sistemática deverá ser adotada nas demais vias do município.

RESULTADOS: Com a revitalização da Avenida Buarque de Macedo é visível a satisfação dos moradores não só da rua, mas de todo o Município, poder andar em uma Avenida com sinalização, asfaltada, com passeios públicos é revigorante. Podemos perceber o maior cuidado dos moradores com a destinação do lixo, com a limpeza e ornamentação de seus pátios, observar os idosos e pessoas com necessidades circulando com mais facilidade pela via. Com pouco recurso, de forma cooperada, foi dado vida ao nosso município.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!