Meio Ambiente- Porto Vera Cruz (2°lugar)- 3° Prêmio

Porto Vera Cruz- Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos Eco Porto

JUSTIFICATIVA: Fazer sustentabilidade e reduzir custos para o Órgão Público, foi fator fundamental para criar mecanismos para reaproveitamento do material orgânico onde se oportuniza geração de composto, economia para o município e autonomia para cada munícipe dar o devido destino ao húmus. A implantação da estratégia para valorização de resíduos orgânicos produzidos no espaço urbano representa a preocupação ambiental do município.

OBJETIVOS: Implantar composteiras como meio de destinação dos resíduos orgânicos; reaproveitar folhas, podas e outros, para forragem dos resíduos nas composteiras; fortalecer a educação ambiental nos meios escolares; zerar a coleta urbana domiciliar de resíduos orgânicos contribuindo com o meio ambiente, uma vez que os resíduos não serão mais dispostos em aterro; proporcionar ações sustentáveis e economia aos cofres públicos municipais com a diminuição da quantidade de resíduos a serem dispostos em aterro.

DESENVOLVIMENTO: Cada residência (que gera resíduos orgânicos) recebe gratuitamente uma caixa composteira para acomodação da matéria orgânica e instrução para prática eficiente da compostagem. Os munícipes que não possuem material para forragem da composteira podem contatar com a prefeitura que destinará folhas e gramas secas recolhidos nos terrenos públicos até a propriedade do interessado. Quando a caixa estiver cheia deve-se contatar a prefeitura que entregará outra caixa gratuitamente. O húmus resultado do processo de compostagem poderá ser utilizado em atividades de jardinagem. As caixas recebem monitoria para avaliação, sugestões e quantificações de resíduos orgânicos descartados.

RESULTADOS: Economia de 60% do valor que era destinado para coleta de lixo pois possibilitou a municipalização da coleta. Consciência e educação ambiental sobre a separação do lixo e solidificação da importância da compostagem para o meio ambiente. Atendimento ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que diz respeito à redução de resíduos orgânicos na coleta convencional e nos aterros, para redução da emissão de gases (95% dão destino apropriado aos resíduos). Resultados equiparados da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!