Ijuí – Trânsito (3º lugar)

Comportamento seguro e boas práticas no trânsito

 

APRESENTAÇÃO: Tendo em vista a realização da 9ª edição da Feira de negócios da Indústria de Ijuí (FENII) entre os dias 28 e 30/04 e 01/05/2017, no Parque de Exposições Wanderlei Burmann, nesta cidade, surgiu a ideia de realizar o projeto “Comportamento seguro e boas práticas no trânsito”, visando a realização de ação educativa, abrangendo o público-alvo desde crianças até adultos. Tal ação possui grande abrangência, uma vez que o público alvo é variado e favorece a disseminação de boas práticas no trânsito e a conscientização por parte da comunidade para a importância de um trânsito mais seguro.

OBJETIVOS: Conscientizar para um trânsito mais seguro e despertar o senso crítico e reflexivo sobre o comportamento e o papel de cada um no trânsito e no ambiente que vive; vivenciar de forma lúdica, a prática na pista educativa pelas crianças, respeitando as regras do trânsito; sensibilizar sobre o perigo da mistura álcool e direção; compreender o trânsito como espaço social e coletivo, contribuindo para uma maior qualidade de vida; promover e incentivar as pessoas a serem multiplicadoras do conhecimento e do assunto abordado; divulgar o Movimento Maio Amarelo junto à comunidade.

DESENVOLVIMENTO: A ação foi realizada os dias 29 e 30/04 e 01/05/2017 com as seguintes ações: pista educativa para as crianças, com faixa de pedestres, placas de sinalização, semáforo, as quais são orientadas pelos agentes de trânsito; distribuição de material informativo; oficina de pintura e atividades para as crianças; testes de etilômetro de forma educativa; saca dúvidas sobre as alterações no Código de Trânsito Brasileiro; exposição de banners em parceria com a Polícia Rodoviária Federal; distribuição gratuita de balas e pirulitos para as crianças que participarem das ações.

RESULTADOS: Sabe-se que o trabalho que envolve educação não traz resultados imediatos, mas sim, a longo prazo. No entanto, podemos afirmar que a ação foi muito positivam atingindo um público aproximado de 250 pessoas, desde crianças até adultos, nos 3 dias em que o projeto foi realizado. A devolutiva das pessoas no que se refere à importância de ações como essa é gratificante, e diante disso, temos certeza que muitos foram sensibilizados para uma mudança de comportamento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!