Getúlio Vargas – Trânsito (1º lugar)

Educação para o Trânsito

 

APRESENTAÇÃO: O projeto é desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2015. As atividades encontram-se na 4ª edição em 2018 e atinge toda a população através dos estudantes das escolas públicas e privadas locais. Quanto à realidade local, a cidade apresenta um número significativo de condutores se comparado com a população, além de condutores temporários que chegam ao município cotidianamente a serviço.

OBJETIVOS: Incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema do trânsito, estimulando crianças, jovens e adultos a refletirem sobre o trânsito no contexto da cidade, observando a relação existente com o meio ambiente e com a qualidade de vida; Contribuir para a adoção de comportamentos e sedimentação de hábitos que tornem o trânsito, mais seguro, civilizado e humano; Despertar os alunos o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas acerca da segurança e qualificação dos serviços no trânsito local.

DESENVOLVIMENTO: O projeto inicia-se com o ano letivo, através do lançamento do edital que contém os critérios para o prêmio anual do trânsito. Todas as escolas e instituições de ensino locais têm um período para inscrições por categorias. Após este período, uma equipe julgadora é composta para análise dos projetos enviados. Os trabalhos escolhidos são apresentados em um momento de culminâncias, onde é realizada a premiação para os destaques. Todos os projetos apresentados são realizados ao longo de todo ano.

RESULTADOS: O projeto atingiu diretamente cerca de 600 estudantes e suas famílias durante os três primeiros anos de realização. Quanto ao trânsito, segundo o COMTRAN, o número de registros com problemas na circulação de veículos, além de acidentes em vias públicas na área urbana da cidade tiveram uma significativa queda. A temática é debatida nas escolas constantemente, tornando-se elemento essencial ao currículo nas diversas áreas do saber.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!