Fagundes Varela- Educação (3° lugar)

BIBLIOTECA DIGITAL

 

APRESENTAÇÃO: A troca de livros tem evoluído de processos manuais onde o bibliotecário registrava em papel a movimentação do livro a métodos modernos onde o computador faz parte do processo. Buscamos não só uma solução de mercado, mas atender aos nossos alunos de modo a incentivar a autonomia em uma ferramenta que acompanhe os avanços tecnológicos, portátil à diversos dispositivos e com o menor custo possível, neste caso, utilizando apenas materiais e mão de obra já disponíveis na escola.

OBJETIVOS: A intenção deste Projeto é permitir que alunos e professores possam realizar a entrega e retirada de livros, sem a necessidade de auxílio. Através da ferramenta desenvolvida na própria escola, promover ao leitor maior acessibilidade e um atrativo em relação à biblioteca.

DESENVOLVIMENTO: Sistema projetado em PHP visando alta disponibilidade em múltiplos dispositivos e a menor quantidade possível de toques. Escolher a turma exibirá seus alunos em ordem alfabética, com foto do aluno e livros pendentes ao lado, junto do livro os botões devolver, esqueceu, renovar e faltou. Abaixo uma caixa de texto para a entrada do livro retirado. Em uma única página do sistema, toda turma pode operar suas devoluções e retiradas por simples toques na tela, orientados visualmente pelo seu retrato.

RESULTADOS: Constatou-se maior autonomia gerada pela nova dinâmica de troca de livros, para a nova rotina basta que um profissional da escola supervisione o processo, pois os alunos, a partir do 2º ano, já conseguem fazer todo o procedimento sozinhos, enquanto alunos menores, o próprio professor ou monitor da turma pode realizar o procedimento, sem a necessidade de um agente específico na biblioteca durante esta dinâmica, gerando independência de pessoas e horários para o fluxo semanal deste setor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!