Esteio- Fazenda (1° lugar)

FAZENDINHA FISCAL: CULTIVANDO  CIDADANIA

 

APRESENTAÇÃO: No intuito de buscar, através da participação/ interesse da população, retorno financeiro para Esteio observou-se a necessidade de melhorar o índice de participação do município de forma significativa e crítica junto as escolas e as comunidades, assim optou-se, entre outros meios pela retomada do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) – inativo desde o ano de 2012, o qual tem como maior objetivo a participação efetiva de todos para o crescimento da cidade, tanto financeiro quanto e essencialmente de consciência cidadã em prol do coletivo.

OBJETIVOS: A proposta do Fazendinha Fiscal é auxiliar os estudantes e por consequência seus familiares a compreender melhor sobre a responsabilidade fiscal. Possibilitar que o cidadão compreenda seus direitos e seus deveres, despertando um olhar mais atento e criterioso a fim de ter administrações públicas mais eficientes e transparentes.

DESENVOLVIMENTO: O Fazendinha Fiscal é um aplicativo a ser utilizado enquanto ferramenta pedagógica em que o porquinho Ruben- mascote do PMEF de Esteio; necessita comprar sementes para plantar em sua propriedade e assim avançar em suas missões até chegar a “fase final”. Depois do login, as crianças precisam responder um QUIZ com questões relacionadas com a Educação Fiscal para ter acesso a Fazendinha. O aplicativo foi disponibilizado na versão android e para o uso nas escolas municipais, nos laboratórios de Informática, a fim de que todos tenham acesso ao “jogo’.

RESULTADOS: O aplicativo intenciona retomar, com o QUIZ e com a Fazendinha, o que foi aprendido, possibilitando que o professor acompanhe a compreensão dos alunos, conforme a evolução na aprendizagem durante o “jogo” e, assim, possa planejar ações/atividades conforme a evolução da turma. A ideia é de que novas missões surjam conforme o avanço dos alunos nos temas aplicados no Fazendinha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!