Educação- Carlos Barbosa (3°lugar)- 3° Prêmio

CARLOS BARBOSA- MOSTRA CIENTÍFICA MUNICIPAL

JUSTIFICATIVA: O município por meio da Secretaria da Educação promoveu a primeira Mostra Científica Municipal da cidade, onde alunos da rede estadual e municipal aprofundaram-se em pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento, proporcionando o envolvimento da comunidade e explanando um universo de novas descobertas, e assim possibilitando a aproximação de alunos e professores em busca de um objetivo em comum.

OBJETIVOS: Instigar alunos e professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio para a iniciação científica, despertando a curiosidade, conhecimento e autonomia. Possibilitando a integração entre diferentes instituições de ensino, ampliando suas relações; oferecer aos visitantes da Mostra muito conhecimento, informação, cultura e novas descobertas; possibilitar que projetos em destaque possam avançar com suas pesquisassem outras mostras regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

DESENVOLVIMENTO: Organizado pela Secretaria da Educação desde a elaboração do regulamento até a execução e organização do evento, a Mostra iniciou com a capacitação de professores da rede com profissional da área de pesquisa científica, após deu-se início aos projetos nas escolas em diversas áreas do conhecimento. Foram realizadas diversas reuniões com as direções das escolas. Os projetos científicos foram apresentados nas escolas em eventos internos, onde passaram por avaliações, os mais relevantes foram apresentados na Mostra Municipal, assim concorrendo a credenciais para mostras fora do município. Foi organizado transporte escolar para que os alunos pudessem visitar a Mostra em todos os turnos.

RESULTADOS: Ofereceu aos alunos, professores e a todos os visitantes muito conhecimento, informação, cultura e novas descobertas. Com a apresentação dos projetos foi possível detectar o potencial de inúmeros alunos na área da pesquisa científica. Entre as premiações, está o projeto: “Estudo da agregação de extratos naturais à biomulching para uso na agricultura como forma de prevenção e controle de pragas”, premiado na Mostra Científica Municipal com credencial para FEBRACE 2019, onde ficou classificado em 4° lugar na categoria engenharia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!