Cultura, Turismo e Lazer- Camargo (1°lugar) -3° Prêmio

CAMARGO – PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E IMATERIAL DA CULTURA E DA LÍNGUA TALIAN “RITORNO ALE ORIGINI”

JUSTIFICATIVA: A língua Talian, reconhecida pelo Ministério da Cultura, é considerada patrimônio imaterial pelo IPHAN. Com a modernização, Camargo luta para manter viva a cultura italiana. No ano de 2017, instituiu o Talian como língua co-oficial, comprometendo-se com a difusão cultural e a manutenção da língua falada, envolvendo a comunidade escolar e as famílias nos processos formativos do educando, evidenciando a matriz cultural, resgatando os hábitos e costumes em depauperamento.

OBJETIVOS: Garantir a preservação histórica da cultura e do patrimônio imaterial; Fortalecer o Museu Municipal Nani Lodi; Compreender a importância de falar uma segunda língua; Valorizar os hábitos culturais dos antepassados como a música, as danças, as vestimentas, a culinária, entre outros; Difundir e disseminar a cultura italiana e a língua Talian; Participar dos eventos oficiais do Município com apresentações artísticas e culturais.

DESENVOLVIMENTO: Fora implantado no ano de 2017, o ensino de língua Talian no currículo escolar nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As atividades são semanais e buscam valorizar os hábitos culturais dos imigrantes italianos, através de atividades lúdicas, por meio da música, dança, culinária, teatro e o ensino de uma segunda língua, a Língua Talian. O Projeto destaca-se na comunidade local, regional, nacional e internacional devido a sua significância na preservação do patrimônio imaterial.

RESULTADOS: Os resultados, além de os alunos aprenderem a língua talian e resgatarem a cultura italiana, fez com que a população em geral perdesse a introspecção de dialogar em lingua talian, despertando o desejo de valorizar e participar das atividades que envolvam a língua e a cultura e, ainda, estimulou que o seu modelo fosse adotado e reproduzido em outros locais, tais como: Programa Nostra Lengua na Rádio Camargo FM, Grupo da Terceira Idade Santo Antônio e que surgisse o interesse de Municípios da Região, tais como Nova Alvorada-RS, David Canabarro-RS, Itapuca-RS, Itá-SC. O projeto teve matéria gravada pela RBS TV, divulgada em rede Nacional no Programa Como Será da Rede Globo e apresentado na Cidade de Isola Vicentina/Itália. Além disso, suscitou um estudo acadêmico, a nível de Mestrado, relacionado ao ensino de talian para crianças (pesquisa em andamento).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!