Cotiporã- Fazenda (3° lugar)

PROJETO DE EDUCAÇÃO FISCAL: SEMEAR BOAS IDEIAS GERA GRANDES VALORES.

 

APRESENTAÇÃO: Os órgãos públicos nunca precisaram de tanta receita como nos dias atuais para suprir as necessidades da população, na saúde, educação, na área social. Nosso Município não é diferente dos demais, visto que a sonegação fiscal é um fato presente e que prejudica a coletividade. Também não temos a cultura de acompanhar as contas públicas, não exigimos documentos fiscais no comércio e a comunidade participa pouco nos conselhos municipais. Desta forma, a Secretaria Municipal da Fazenda juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto pensaram em focar num trabalho de conscientização acerca destes temas com o Programa Municipal de Educação Fiscal.

OBJETIVOS: Conscientizar a comunidade escolar acerca de que forma o Município arrecada suas receitas e a maneira com que o pagamento dos tributos retorna em serviços à população, bem como da importância de solicitar a nota ou cupom fiscal em todas as compras efetuadas. Estimular os alunos para buscarem a transparência e a ética nas ações das autoridades municipais e da própria comunidade. Preparar os alunos para o exercício da cidadania, ensinando-os a terem atitudes éticas e civilizadas e a serem disseminadores dos conhecimentos adquiridos. Despertar nos alunos e comunidade escolar, a percepção da comunidade, acerca dos malefícios que a sonegação fiscal e a corrupção trazem para a vida coletiva. Com a prática de conscientização e transparência da aplicação dos recursos públicos, o Município incrementa receita através da pontuação no Programa de Integração Tributária – PIT.

DESENVOLVIMENTO: Foi elaborado concurso para escolha do mascote do Programa Municipal de Educação Fiscal; Capacitação dos professores com o curso de Disseminadores de Educação Fiscal; Realização de entrevistas dos alunos com os gestores municipais a fim de entenderem o funcionamento do setor público; Leitura crítica de textos sobre educação fiscal, elaboração de cartazes, visualização de vídeos disponíveis no site da Receita Estadual e Federal, visitas de estudo, palestras sobre tributação. Entrega de um cofrinho, em formato de porquinho, aos alunos para criarem vínculos saudáveis com o dinheiro desde cedo. Todas as atividades estão divulgadas no site e Facebook oficial do município.

RESULTADOS: Ao final do 2º semestre de 2017, os alunos puderam compreender melhor o que são impostos, como funciona a arrecadação tributária e onde são aplicados os recursos públicos, principalmente na esfera municipal, bem como zelar pelo patrimônio público. Vale ressaltar que este projeto será contínuo, precisamos desde agora incentivar e conscientizar nossas crianças para que tenhamos no futuro cidadãos fiscalmente educados. Como resultado citamos, ainda, o incremento na receita através da pontuação no PIT, onde nos dois semestres de 2017 o município obteve a pontuação máxima no Grupo I.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!