Capão Bonito do Sul- Educação (1° lugar)

ADOTE UMA FAMÍLIA E VIAJE COM ELA PELO MUNDO DA LEITURA

 

APRESENTAÇÃO: Foi constatado através de pesquisa de campo de que o hábito de ler na comunidade em geral inclusive pelos alunos e seus familiares estava gerando uma lacuna visivelmente perceptível em função de que os alunos não conseguiam mais realizar leituras dentro e fora do ambiente escolar. Surgiu da necessidade de que se retome o hábito de ler, de forma prazerosa, sem cobranças. Hoje em dia, com a tecnologia em alta, uso das mídias, entre outras não há espaço para a leitura. Muitas pessoas já estão fora da escola há muito tempo e não praticam a leitura e com esse projeto queremos aproximar mais a nossa comunidade e resgatar hábitos alinhando com o processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS: Incentivar grupos de alunos a desenvolverem atividades culturais, aproximar mais as famílias da escola, fazer com que as famílias e seus filhos tirem um tempo para lerem juntos, e com isso mais próximos uns dos outros. Tentativa de preencher o tempo ocioso dos idosos, com atividades prazerosas, de forma a torná-los mais conscientes de sua cidadania e mais participativos dentro da comunidade.

DESENVOLVIMENTO: Através de sondagem, com os alunos, pais e professores, foi feito uma tabela de organização do projeto. A partir dai foram selecionados livros de leitura e organizado roteiro para o desenvolvimento do mesmo, com sorteio por turma dos alunos que iniciariam o desenvolvimento do projeto levando a sacola para suas residências.

RESULTADOS: Aumentou a fluência da leitura dos alunos, pais e envolvidos, o envolvimento da comunidade em geral com a escola, o resgate da roda de conversa. Evidenciou-se a satisfação no rosto das crianças quando eram sorteadas para levarem a sacola viajante para casa, aonde liam com sua famílias e demais pessoas da comunidade e quando retornavam com a tarefa realizada contavam para os colegas e professores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!