Barra do Rio Azul – Meio Ambiente (3º lugar)

Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente

 

APRESENTAÇÃO: Propriedades rurais, com relevo predominantemente acidentado e levemente inclinado, com perdas significativas de solos todos os anos e, principalmente, em períodos de chuvas mais intensas. Georreferenciar as propriedades, definindo áreas de culturas anuais, áreas a reflorestar, áreas de pastagens e áreas destinadas à preservação ambiental e a água, com cercamento de riachos, fontes, micro-açudes e a reposição e enriquecimento da mata ciliar, além do trabalho de conservação e manejo do solo que terá impacto na viabilidade econômica das propriedades.

OBJETIVOS: Conscientiza os pequenos agricultores familiares, para o bem maior que eles possuem em suas propriedades a terra, a água e o meio ambiente. Melhorar a produção das propriedades que adotarem as boas práticas do manejo.

DESENVOLVIMENTO: Estudo e analise dos impactos da erosão nas propriedades rurais do município, discussão e levantamento dos problemas e possíveis soluções juntamente com Emater, técnicos da secretaria de agricultura e conselho da agricultura, aprovação da Câmara Municipal de Vereadores dos recursos que seriam disponibilizados, implantação do projeto em uma propriedade que houve interesse.

RESULTADOS: A propriedade em que foi desenvolvido o referido projeto, tornou-se modelo de conservação de solo, água e preservação ambiental, bem como referência em modelo de organização e embelezamento, durante a execução notou-se os resultados principalmente em dias de muita chuva.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!