Assistência Social- Nova Petrópolis (3° lugar) – 3°Prêmio

NOVA PETRÓPOLIS- ARTE URBANA CREW

JUSTIFICATIVA: Desenvolvem-se ações em saúde e assistência social, no intuito de conhecer os adolescentes, abrindo espaço para que sejam vistos e ouvidos. O AUC baseia-se na ideologia do movimento Hip Hop, objetivando construir uma educação para a paz. Através das atividades desenvolvidas são criadas manifestações artísticas que abordam temáticas referentes à adolescência. Alguns dos assuntos abordados são: identidade, sexualidade, conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas e perspectivas de futuro.

OBJETIVOS: Proporcionar aos adolescentes um espaço de expressão emocional, através do esporte, da arte e da música; Criar produções artísticas para que os adolescentes possam exercitar sua criatividade; Integrar os adolescentes do município, independente de diferenças sociais; Criação de vínculo com os jovens para proporcionar uma aproximação dos mesmos com as instituições do serviço público; Fornecer a equipe do SCFV informações a respeito dos participantes, propiciando uma melhora nas intervenções.

DESENVOLVIMENTO: O movimento Hip Hop foi o escolhido pelos adolescentes numa pesquisa em que buscava-se entender qual era o tema de principal interesse dos adolescentes para então ser desenvolvida alguma ação. Com base nesta escolha foi criado o AUC, contemplando diversas práticas. Pensando em desenvolver um trabalho de saúde e assistência social com adolescentes, buscou-se ofertar atividades vinculadas ao esporte, à arte e à música. Unindo o movimento Hip Hop a esses objetivos, foram escolhidos a prática do skate, o graffiti e o RAP como dispositivos utilizados para que os adolescentes pudessem se expressar.

RESULTADOS: Além dos resultados expressos em arte, percebe-se o desenvolvimento físico e motor obtidos através da habilidade adquirida a partir da prática do skate. Ambas atividades integram os adolescentes entre si, fortalecendo vínculos e diminuindo preconceitos. A interação dos adolescentes com a equipe técnica, possibilita atingir reflexões conscientes e éticas sobre temas que perpassam a fase da adolescência. A educação para a paz é o principal objetivo alcançado pelo Projeto, uma vez que se produzem afetos e rompimentos de estigmas e preconceitos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!