Assistência Social- Doutor Ricardo (1°lugar) – 3° Prêmio

DOUTOR RICARDO – Grupo de homens: Partiu Viver e Conviver – Arte em PVC

JUSTIFICATIVA: O projeto visa atender homens que estão em vulnerabilidade social e econômica, risco social e em tratamento para alcoolismo. Com intuito de resgatar e fortalecer vínculos sociais e familiares, reintegrar os usuários na sociedade e gerar uma renda extra.

OBJETIVOS: O grupo de homens Partiu Viver e Conviver – Arte em PVC tem o objetivo de promover a recuperação, reintegração social, resgate de autonomia, autoestima e fortalecer os vínculos familiares. Acompanhar os participantes com plano individual e oportunizar um espaço de escuta e momentos de reflexão. Além de aprimorar e despertar as habilidades manuais com o artesanato.

DESENVOLVIMENTO: Em 2017 foi identificada uma demanda de homens que se encontrava, em isolamento social, em tratamento para alcoolismo e internações psiquiátricas. A partir do levantamento da demanda a equipe se reunião e pensou em um artesanato que contemplasse o público masculino. Assim, em setembro de 2017 iniciou-se o grupo de homens Partiu Viver e Conviver – Arte em PVC que trabalha com o reaproveitamento de sobras de cano de PVC para criação de diversos utensílios como: luminárias, porta-espeto, bandejas, relógios, pendentes e itens para decoração de ambientes.

RESULTADOS: Através de reuniões, discussões de casos e acompanhamento familiar se notou que os participantes conseguiram maior autonomia e convívio social, o que resultou em reduzir e/ou sessar o uso do álcool e aumento do vínculo familiar. Através do aprimoramento da prática artesanal alguns integrantes passaram a reproduzir a técnica em casa o que gerou renda extra. Com o auxílio do trabalho em rede e do grupo, foi possível trabalhar o protagonismo do sujeito social e suas potencialidades para viabilizar o retorno ao trabalho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!