Água Santa- Saúde (3° lugar)

ECOGRAFIA NATURAL- UMA PINTURA DE AMOR

APRESENTAÇÃO: A idealização do projeto deu-se durante a prática de inversão de residentes de enfermagem em 2017. Foi observado que algumas práticas não convencionais de atuação na área de saúde são capazes de melhorar de forma relevante o atendimento à população, dentre elas a “Ecografia Natural” se destacou pelo resultado imediato qua causou na motivação dos envolvidos. O público desse projeto são gestantes usuárias do SUS, geralmente mulheres que não se sentem motivadas com a gestação e encontram dificuldades em interagir com os demais filhos e o pai do bebê devido a problemas socioculturais.

OBJETIVOS: Humanizar o atendimento as gestantes; Motivar a gestante para a realização do pré-natal; Mexer com o imaginário familiar expressando a expectativa de como será o bebê; Aproximar os laços familiares e melhorar o acolhimento entre os envolvidos; Melhorar a autoestima e a motivação da mulher gestante; Desenvolver a consciência da necessidade de criar um ambiente favorável a chegada do bebê.

DESENVOLVIMENTO: Os procedimentos tem como base a “Manobra de Leopold” (técnica que consiste em determinar através da palpação a posição do feto dentro do útero). A partir dessa identificação em um espaço preparado para a prática (iluminação adequada, som ambiente…) é realizada a pintura pela responsável que disponibiliza e incentiva a participação dos demais filhos da gestante e o pai do bebê. A metodologia é extremamente simples e eficaz, através de um ato humanizado transforma um procedimento padrão em um momento de afetividade e satisfação que é eternizado através da fotografia.

RESULTADOS: Fortalecimento do vínculo entre gestante e equipe de saúde; Mobilização da família da gestante quanto ao nascimento do bebê; Melhoras na motivação e aceitação da gravidez; Aumento da autoestima da gestante; Diminuição da resistência quanto ao pré-natal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!