Agricultura- Marau (1° lugar) -3° Prêmio

MARAU – PROJETO ALIMENTO SEGURO

JUSTIFICATIVA: Em 2016, apesar da adesão o Serviço de Inspeção Municipal de Marau ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e da sua condição de equivalência, operações realizadas pelo Ministério Público apreenderam grandes quantidades de alimentos em condições irregulares e resultantes de abate clandestino em estabelecimentos comerciais. Observou-se que os envolvidos desconheciam a legislação e as boas práticas de manipulação, colocando em risco a saúde da população do município.

OBJETIVOS: Adequar estabelecimentos comerciais e serviços de alimentação à legislação vigente, bem como profissionalizar os envolvidos na cadeia de produção, desde a elaboração da matéria-prima até a mesa do consumidor. Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos produtos nas indústrias, comércio varejista e serviços de alimentação. Capacitar e treinar colaboradores nas etapas de industrialização, comercialização e fornecimento de alimentos à população. Levar informações aos consumidores e à comunidade.

DESENVOLVIMENTO: Através da coordenação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marau, um grupo de voluntários delineou proposta de capacitações em forma de módulos. As palestras dos Módulos I e II abordam aspectos básicos das boas práticas de manipulação. No Módulo III, orienta-se a descrição e implantação dos Procedimentos Operacionais Padronizados. Auditorias são realizadas após a conclusão dos módulos, por solicitação dos interessados, visando a obtenção de Selo Prata ou Selo Ouro – conforme atendimento ao regulamento do programa. Há módulos que visam instruir a população e treinar os técnicos envolvidos na cadeia. Os voluntários são profissionais de áreas diversas, com conhecimento em atividades relativas às boas práticas de produção. A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura Municipal.

RESULTADOS: Ano de 2017- Palestra Abertura: 700 participantes/ Empresas participantes do programa: 47 / Pessoas capacitadas: 260. Ano de 2018- Palestra Abertura: 120 participantes / Empresas participantes do programa: 26 / Pessoas capacitadas: 600 / Empresas auditadas – 14 / Selo prata 05 / Selo Ouro – 03. Foram ainda realizadas reuniões de mobilização de rotas/serviços turísticos, treinamento de auditores, instrutores e fiscais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!