Servidores percorrem mais de 500 km para se qualificar na Famurs

Em busca de qualificação, agentes municipais enfrentam longos trajetos para participar de cursos que ocorrem na Escola de Gestão Pública (EGP) da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Alguns chegam a percorrer cerca de 500 quilômetros até chegar a Porto Alegre. Contudo, para eles, investir no conhecimento e na capacitação ainda são mais importantes que a distância.

Integrante da turma de formação e aperfeiçoamento de pregoeiros, Fabrício Rodrigues da Rosa, servidor de Santana do Livramento, encarou sete horas de viagem para participar do curso com duração de três dias. Atualmente trabalhando no departamento de licitações e com uma oportunidade de se tornar pregoeiro, a administração pública do município ofereceu para ele a oportunidade de se capacitar. Mesmo tendo que enfrentar horas de estrada, o servidor viu a importância de participar do curso. “Tudo ainda é novo. Então, para mim, o curso está sendo bastante esclarecedor”, relata. “Compensa muito viajar até aqui”, reconhece Fabrício. Segundo ele, a oportunidade ofertada pela EGP é uma forma de qualificar a administração pública municipal. “Tem muita gente que trabalha duro e busca se aperfeiçoar. É uma forma de mostrar para as pessoas que o município tem, sim, pessoas qualificadas”, declara o servidor.

Fiscal de tributos no município de Marau, Karina Zardo passa pela mesma situação de Fabrício. Como vai assumir o cargo de pregoeira no próximo ano, a funcionária pública não perdeu a oportunidade e veio, pela segunda vez, até a Famurs em busca de conhecimento. Para evitar o cansaço, Karina decidiu vir a Porto Alegre um dia antes do início do curso. “Como tem que sair muito cedo da cidade, vim no domingo para estar mais descansada e aproveitar melhor as aulas”, conta. Ainda assim, Karina diz que valeu a pena. “Está sendo muito bom. Gostei muito porque o professor citou diversos exemplos e situações que ocorrem no dia-a-dia e que facilita muito para quem não tem conhecimento na área”, pontua. “Pretendo voltar”, afirma a servidora.

 

Saiba mais

A EGP se apoia em mais de 30 anos de experiência sobre a realidade político-administrativa dos municípios gaúchos. Seu objetivo é apresentar propostas para efetiva capacitação dos agentes públicos, nas mais diversas áreas e níveis de atuação. De janeiro a agosto deste ano, 2.035 servidores públicos receberam capacitação e 421 municípios foram contemplados.

Para atender à necessidade dos servidores e de seus municípios, a nova gestão da Famurs, presidida pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, tem buscado acolher e ouvir a sugestão de temas sugerido pelos alunos participantes. A medida é uma forma de garantir que os cursos ofertados sejam relevantes para quem trabalha na esfera municipal. Para dar sua sugestão de curso, basta entrar em contato pelo e-mail escola@famurs.com.br ou pelo telefone (51) 3230.3100. A agenda e informações dos cursos disponíveis estão no site da Escola.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!