Secretaria de Saúde apresenta para Famurs novo projeto que desburocratiza a entrega de medicamentos especiais

O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e a vice-presidente da entidade e prefeita de Cristal, Fábia Richter, participaram de uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, na tarde da última segunda-feira (13/1). O encontro teve como pauta uma nova forma de realizar a entrega de medicamentos especiais, sob responsabilidade de compra do estado, para os municípios.

O projeto que visa a remodelação da logística de entrega de medicamentos foi apresentado pela secretária Arita, pelo coordenador da Política de Assistência Farmacêutica, Roberto Schneiders, e pela procuradora Aline Fayh Paulitsch. De acordo com a secretária de Saúde, este é um projeto estruturante do governo, que está em fase de elaboração e é vinculado à Secretaria da Fazenda. “A logística de entrega precisa mudar, precisamos de agilidade”, afirmou.

A vice-presidente da Famurs, Fábia, pontuou a necessidade de encurtar a distância e a burocracia desde a compra do medicamento, realizado pelo estado, até a entrega ao cidadão, além de buscar melhorar as condições de segurança no transporte dos insumos.

Atualmente, cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é responsável por buscar em Porto Alegre os medicamentos dos municípios de sua abrangência, e, posteriormente, cada município os buscam na respectiva coordenadoria. No caso de Cristal, Fábia explicou que os medicamentos passam pelo município e seguem até Pelotas, cerca de 100 km de distância, sendo necessário retornar o trecho até o município. “São 200 km que os medicamentos ficam percorrendo. Estamos falando de remédios e insumos que necessitam de cuidado e, muitas vezes, refrigeração”, justificou.

O objetivo agora é realizar um levantamento para ver qual local cada município considera adequado para entrega. A pesquisa será realizada pela equipe técnica da Famurs.

Participou também da reunião o diretor de assuntos municipais da instituição, Rodrigo Westphalen.

 

Foto: Marília Bissigo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!