Secretária Arita Bergmann sinaliza possibilidade de pagamento aos municípios ainda em março

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, sinalizou na tarde desta quinta-feira (7/3), a intenção do governo Eduardo Leite em realizar o pagamento de algumas pendências com os municípios ainda em março. Apesar de não falar em números, Arita demonstrou preocupação do executivo estadual com as contas das prefeituras e a manutenção da prestação de serviços essenciais pelas prefeituras. A informação foi repassada ao coordenador-geral da Famurs, Darci Lauermann, em reunião na sede da entidade.

Aproveitando participação em aula inaugural da residência multiprofissional em saúde pública da Escola de Saúde Pública (ESP), que aconteceu no auditório da Famurs, Arita visitou o gabinete da Federação onde sinalizou a possibilidade dos pagamentos. Atualmente, o Estado acumula mais de R$ 650 milhões em dívidas da saúde com os municípios. Em fevereiro, durante a Assembleia de Verão, o governo assumiu compromisso de parcelar o passivo e colocar em dia repasses mensais.

O coordenador-geral da Famurs comemorou a informação lembrando a trajetória de Arita na gestão municipal. “A secretária conhece muito bem as dificuldades dos municípios, já foi gestora municipal e também técnica da própria Famurs, daí a preocupação em garantir que os pagamentos, tão necessários à saúde financeira dos municípios, aconteçam”, afirmou Lauermann.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!