Presidente Salmo prestigia a posse da nova diretoria da CNM

Eleito para o mandato que inicia neste ano e encerra em 2021, o ex-presidente da Famurs e ex-prefeito de Saldanha Marinho, Glademir Aroldi, assumiu o comando da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quarta-feira (23/5), em Brasília. O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, representou todos os prefeitos gaúchos durante a cerimônia de posse da nova diretoria da CNM. “É uma honra poder ter acompanhado de perto o trabalho do presidente Paulo Ziulkoski, que deixou um grande líder municipalista para comandar a CNM a partir de hoje. O Aroldi foi prefeito e presidente da Famurs e conhece como ninguém as demandas dos  municípios”, afirma Salmo. Aroldi substitui Paulo Ziulkoski, que liderou a instituição por 21 anos. No discurso de posse, Aroldi assumiu o compromisso de dar continuidade ao legado deixado pelo presidente que deixa a função.

Para um público que lotava as dependências do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Aroldi afirmou que prosseguirá a luta da CNM em defesa dos municípios, que nos últimos 21 anos resultou em conquistas de R$ 656 bilhões às administrações municipais. “A CNM que assumimos, junto com os companheiros municipalistas, com a responsabilidade de orientar a caminhada a partir de agora, é uma referência nacional para diversos segmentos, uma entidade que transformou em conquistas dezenas de bandeiras do movimento municipalista”, disse Aroldi.

Além dos resultados obtidos, Aroldi também apontou o respeito conquistado pela CNM perante os poderes Executivo e Legislativo, tanto em função da legitimidade dos seus pleitos quanto em decorrência da postura e das orientações estratégicas seguidas. Para Aroldi, a independência financeira também foi um elemento “capaz de assegurar que os princípios do movimento municipalista e suas lutas não se vergam jamais às investidas demagógicas, eleitoreiras e interesseiras de quem pensa em utilizar esta bandeira no favorecimento pessoal ou de grupos”.

Ao comentar suas propostas de gestão, Aroldi salientou a necessidade de aprimorar o pacto federativo, com justiça e equilíbrio, aproveitando a oportunidade política aberta pela eleição de 2018. Ele convocou os integrantes do movimento a cobrar apoio dos candidatos, nos seus redutos eleitorais, à aprovação da pauta dos municípios, pressionando para que alguns pontos sejam votados ou decididos ainda este ano. Na lista de prioridades, Aroldi colocou, além da pauta legislativa, a concretização do encontro de contas da dívida previdenciária com o governo federal, o julgamento positivo e a liberação de recursos dos royalties do petróleo, travado no Supremo Tribunal Federal (STF), e a compensação adequada pelas perdas da Lei Kandir, entre outros itens. “Precisamos e vamos lutar por uma divisão tributária mais justa”, defendeu.

Aroldi foi eleito em março de 2018. No discurso de posse, também lembrou a sua trajetória e a vivência pessoal na realidade municipalista, com as eleições para vereador e prefeito da cidade de Saldanha Marinho. Nos anos de 2006 e 2007, Aroldi esteve no comando da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande Grande do Sul (Famurs). Naquela época, ele conduziu uma mobilização para pressionar o governo por mais recursos para o transporte escolar. Durante o período que vai de 2018 até 2021, ele irá conduzir as ações do movimento municipalista juntamente com líderes eleitos.

 

Confira a nova diretoria da CNM:

Presidente
Glademir Aroldi

1º Vice-Presidente
Julvan Lacerda

2º Vice-Presidente
Eures Pereira

3º Vice-Presidente
Jairo Mariano

4º Vice-Presidente
Haroldo Naves

1º Secretário
Hudson Brito

2º Secretário
Eduardo Tabosa

1º Tesoureiro
Jair Souto

2º Tesoureiro
João Gonçalves Junior

 

Conselho Fiscal – Titulares
Jonas Moura de Araújo
Expedito Nascimento
Christiano Cavalcante

 

Conselho Fiscal – Suplentes
Pedro Henrique Machado
Marilete Vitorino
Cleomar Cunha

 

Conselho de representantes regionais

Região Norte
Titular: Francisco Aguiar da Silva
Suplente: Wagne Machado

Região Sul
Titular: Marcel Henrique Micheletto
Suplente: Alcides Mantovani

Região Sudeste
Titular: Daniela de Cássia Brito
Suplente: Luciano Salgado

Região Nordeste
Titular: Rosiana Beltrão Siqueira
Suplente: Roberto Bandeira

Região Centro-oeste
Titular: Rafael Machado
Suplente: Pedro Arlei Caravina

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!