Presidente da Famurs realiza reunião na Região Sudoeste

Na última sexta-feira (7/8), o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, se reuniu com prefeitos e vices da Associação de Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste). O encontro foi realizado nas dependências do Centro Administrativo de Bagé e teve como objetivo estabelecer articulação e governança da Famurs junto as 27 associações regionais.

Um dos pontos debatidos durante a reunião foi a necessidade de promover ações especificas de atuação para o desenvolvimento regional e valorização do patrimônio cultural fronteiriço do pampa gaúcho.

Além disso, foi discutida a necessidade de alinhar e propor soluções conjuntas e assertivas entre prefeitos, oferecendo apoio e fomentando a cogestão da Famurs e demais atores inseridos, principalmente para enfrentar os impactos das crises econômicas e sociais causados pela covid-19. “Estamos institucionalizando através da intermediação da Famurs, junto ao governo do Estado, por meio das associações regionais e comitês técnicos científicos de saúde pública, a possibilidade de interpor recursos e alterações de bandeiras, medidas e protocolos sanitários do governo estadual”, explicou o presidente da Assudoeste, Cristian Becker.

De acordo com o presidente Maneco, o objetivo da Federação é oferecer respaldo qualificado, em todas áreas técnicas de assessoramento para políticas públicas, de forma descentralizada, inclusive inserindo novas ferramentas e plataformas digitais de comunicação. “A Famurs quer, justamente, ampliar essa participação e diálogo, além de unir todos os prefeitos e prefeitas do RS em temas que nos afligem e afligem a população. A Famurs está de portas abertas para, coletivamente, construir os melhores caminhos para crise”, afirmou.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Bagé, Manoel Machado, e o prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, representando os demais prefeitos da regional.

A reunião na Região Sudoeste do Estado seguiu a agenda de visitas institucionais da Gestão 2020/2021, que tem o objetivo de aproximar e fortalecer o diálogo da Federação com os gestores e municípios, uma das bandeiras levantadas pela gestão de Maneco. Na quinta-feira (6/7), o presidente cumpriu agenda nos municípios de Pantano Grande, Santa Margarida do Sul e Rosário do Sul. Em julho,  Maneco também visitou os municípios de Minas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos e São Jerônimo.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!