Presidente da Famurs pede para secretário de transportes do RS agilização nos recursos para a municípios sem acesso asfáltico

O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, esteve nesta quarta-feira (16/10), no Centro Administrativo do estado, em reunião com o secretário de logística e transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella.

A Famurs foi buscar a agilização das verbas para as obras dos acessos asfálticos de 55 municípios gaúchos que não possuem pavimentação.

Dudu Freire reiterou para o secretário a importância da ação conjunta dos municípios e do governo do estado para mobilizar os deputados federais gaúchos para destinação das verbas de emendas de bancada. “As emendas estão sendo decididas nesse momento e estamos correndo sério risco de não ter recursos aportados. Vários deputados não concordam em aportar recursos pois não contemplam os seus currais eleitorais e outros estão argumentando questões técnicas e legais. Essas questões técnicas e legais já foram sanadas e é completamente legal o aporte de recursos”, disse Freire.

Mobilização
Para o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico, Marcelo Arruda, é fundamental a mobilização contínua da Famurs para obtenção de verbas. “Na próxima semana deve haver uma reunião na Famurs com os representantes dos 55 municípios sem acesso asfáltico e deputados da bancada federal para fazermos um apelo em relação a destinação de verbas que possibilitem o início das obras. O asfaltamento vai trazer dignidade e esperança aos municípios que não contam com essa pavimentação e tanto precisam dela para o desenvolvimento”, pontou Arruda.
O prefeito reitera a necessidade da atuação da bancada federal. “O valor para o total das obras seria de 60 milhões. Por isso, precisamos que os deputados destinem uma emenda de bancada. Se não neste valor, que seja em outro montante, mas que possamos dar o primeiro passo, fazendo alguns trechos. É também uma forma de sensibilização para que o governo do estado destine recursos no ano que vem. A pauta de acesso asfáltico é de todos os municípios, porque diz respeito ao desenvolvimento e a estrutura do estado”, disse Arruda.

A reunião ficou agendada para próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, às 15h, na sede da Famurs. A pauta será a importância que o tema ligação asfáltica representa, principalmente, a solicitação da alocação de recursos para esta demanda. Foram convidados a participar do encontro os secretários de estado de Logística e Transportes e de Articulação e Apoio aos Municípios, a Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico da Assembleia Legislativa e todos os parlamentares que compõem a bancada gaúcha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!