Pré-candidatos ao governo do Estado participaram de painel no 38º Congresso de Municípios

Os pré-candidatos ao governo do Estado participaram, nesta quinta-feira (05/07), do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Durante o painel “Desafios RS”, Abigail Pereira (PCdoB), Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Luiz Carlos Heinze (Progressistas), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL) responderam perguntas formuladas previamente pelas áreas técnicas da Famurs. O presidente da entidade e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, foi mediador no painel, que promoveu uma ampla discussão sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

Na área do Meio Ambiente, foram apresentadas propostas relacionadas à utilização de fontes de energias renováveis e uso de novas tecnologias; fortalecimento da gestão ambiental compartilhada entre Estado e municípios; Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA); Política Nacional de Resíduos Sólidos; universalização do acesso aos serviços públicos de saneamento básico; proteção da vegetação nativa; e implementação de projetos na área ambiental.

Já na área da Saúde os tópicos abordados foram sobre redução da ambulancioterapia; serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade contratados pelo Estado; contratação de médicos especializados para atender a rede pública; atrasos dos repasses estaduais, desde 2013; demandas reprimidas para a realização de consultas, exames e cirurgias especializadas; e judicialização da saúde e as medidas adotadas para redução destas ações que elevam os gastos municipais na área.

Sobre a área da Educação, foram abordadas temáticas como a implementação das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE); combate à evasão escolar; política em relação aos Conselhos de Educação do Estado e dos municípios; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino Superior; e Educação Infantil.

Temas relevantes na área da Agricultura também foram discutidos, como a política agrícola integrada e descentralizada no que se refere ao controle e responsabilidades entre parceiros públicos e privados; eficiência na inspeção sanitária de produtos de origem animal no Estado; evolução da política agrícola do Estado; regularização fundiária rural; prioridade na área do Agro gaúcho; e incentivo ao desenvolvimento agrícola e consolidação da competitividade e crescimento agropecuário do Estado.

Em relação à área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, as questões respondidas pelos pré-candidatos foram relativas a investimentos em modais ferroviário e hidroviário; viabilização de obras de acesso asfáltico a municípios; modelo de sistema prisional; política de Segurança Pública; fiscalização do transporte de cargas nas rodovias; e modelo de gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Cada participante teve dois minutos para fazer sua saudação. O painel contou com cinco rodadas de perguntas nas áreas estabelecidas, sendo todas definidas por meio de sorteio, na hora, bem como a ordem de participação de cada pré-candidato. Ao final, o mediador direcionou uma mesma pergunta para todos os participantes, que tiveram dois minutos para suas manifestações.

A programação do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que tem o patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, do BRDE, da Ávato e o apoio do Detran e da CNM, segue com a posse da nova diretoria na gestão 2018/2019, que será presidida pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin.

Confira como foi o painel

Desafios RS

Foto: André Feltes

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!