Homenagens marcam aniversário de 40 anos da Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) completa 40 anos nesta terça-feira (24/05). A data será marcada por uma série de ações na sede da entidade (Rua Marcílio Dias, 574, em Porto Alegre). No mesmo dia, será realizada a votação para a escolha da nova diretoria da Federação para o biênio 2016/17, cujo resultado será divulgado às 16h30.

Entre as atividades está prevista a inauguração do novo auditório, que passou por uma revitalização e será batizado de Alceu Collares. O ato acontecerá a partir das 9h30. Quando governou o Rio Grande do Sul (1991-1994), o pedetista doou o terreno onde foi construído o prédio da Famurs. 

A solenidade de comemoração dos 40 anos começa às 10h com a presença de uma série de autoridades, ex-presidentes da Famurs e pelo menos 15 prefeitos que comandam federações estaduais de municípios. Na ocasião, ocorre a exibição do vídeo institucional dos 40 anos da entidade, lançamento de site comemorativo e entrega de homenagem aos ex-presidentes.

Logo depois, será feito o descerramento de uma placa de bronze alusiva ao aniversário da Federação e a inauguração da nova galeria dos ex-presidentes no hall da entrada do prédio. “A Famurs completa quatro décadas de história com a demonstração de sinais inequívocos de solidez. Em todos esses anos, muito já foi feito pelos municípios. Temos consciência, no entanto, que ainda existem muitos desafios pela frente”, avalia o presidente da Federação Luiz Carlos Folador.

A partir das 14h, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, e o presidente da Famurs, Luiz Calos Folador, realizam palestra sobre o municipalismo. Também estão previstas palestras com o economista Sérgio Gobetti, sobre federalismo e a crise fiscal brasileira, e do consultor técnico da Área de Receitas Municipais, Milton Mattana. O resultado da eleição para a escolha do novo presidente da Federação será revelado 16h30.

 

Próximo presidente da Famurs será do PDT

Os prefeitos dos municípios do Rio Grande do Sul devem ratificar o nome do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, escolhido pelo PDT, para comandar a Famurs no biênio 2016/2017. A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determinou o rodízio de legendas na direção da entidade. Partido com o quarto maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PDT obteve o direito de indicar o sucessor de Luiz Carlos Folador (PT), que assumiu a entidade em 2015. Em 2014, o PMDB definiu o nome de Seger Menegaz para o comando da Federação. Valdir Andres (PP) foi o escolhido do PP em 2013.

 

Programação 

24 de maio de 2016

9h

Início do processo eleitoral da nova diretoria da Famurs 

9h10

Assinatura do Memorando de Entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/ONU e o Núcleo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do RS

9h30 

Inauguração do novo auditório

10h 

Solenidade de comemoração dos 40 anos

11h

Descerramento da placa comemorativa aos 40 anos da Famurs

11h30

Inauguração da nova galeria dos ex-presidentes

12h

Coquetel de confraternização

14h

Palestra sobre municipalismo
– Luiz Calos Folador, presidente da Famurs
– Paulo Ziulkoski, presidente da CNM e ex-presidente da Famurs

15h

Crise fiscal e federalismo
Sérgio Gobetti, doutor em Economia e pesquisador do Ipea

15h45

Gestão de Receitas Municipais
Milton Mattana, consultor técnico da área de Receitas municipais da Famurs

16h30

Divulgação do resultado da eleição para nova diretoria da Famurs 
Pronunciamento da diretoria eleita

17h

Coquetel de confraternização

 

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
comunicacao.famurs@gmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!