Filósofo propõe reflexão sobre desafio das mudanças contemporâneas na cidade

O filósofo, escritor e colunista semanal da Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé, ministrou a palestra “Desafio das mudanças contemporâneas na cidade”, nesta quarta-feira (04/07), durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O filósofo propôs uma reflexão sobre o impacto que algumas mudanças que têm acontecido na esfera política afetam a vida das pessoas. “Uma coisa que observamos nos últimos tempos é que um tipo de linguagem vem aparecendo na literatura especializada sobre política, como recessão democrática. Um dos mitos é que a democracia é o regime do voto popular. Esta prática não garante a democracia, a exemplo do que ocorre na Rússia e Venezuela”, ressaltou.

Conforme Pondé, hoje, no Brasil, existe um sentimento muito grande de desorientação política. “Muitos estão cansados e não sabem em quem irão votar. Há, no entanto, algumas pessoas que pesquisam e se informam sobre as opções nas eleições. Os jornalistas, por razão profissional, alguns acadêmicos como filósofos e cientistas políticos, porque são envolvidos profissionalmente, políticos por questões de montar bancada, e pessoas com perfis políticos bem definidos, para reforçar o viés ideológico que elas têm”, ponderou.  “Temos a ideia de que pessoas mais bem informadas votam melhor, mas elas votam baseadas em pesquisas empíricas sobre os candidatos. A democracia é um regime de pesos e contrapesos, não é sobre o voto popular”, argumentou.

A questão das fake news, que assolam as redes sociais nos períodos eleitorais, também foi abordada pelo escritor. “Há uma verdadeira implosão dos meios de comunicação como a gente conhece”, avaliou Pondé, que encerrou o primeiro dia de atividades do evento, que tem o patrocínio do Banrisul, da Corsan, do Badesul, do BRDE, da Ávato e o apoio do Detran e da CNM.

 

Confira a programação

5 de julho – quinta-feira
9h30 Painel: MGMM – A transformação do papel das mulheres

Participação Especial do poeta Bráulio Bessa – “A Poesia que transforma”

11h Entrega da Premiação da 2º edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal
12h Intervalo para almoço
14h Painel: Desafios RS

Pré-Candidato Jairo Jorge (PDT)

Pré-Candidato Miguel Rosseto (PT)

Pré-Candidato Eduardo Leite (PSDB)

Pré-Candidato Luiz Carlos Heinze (Progressistas)

Pré-Candidato Mateus Bandeira (NOVO)

Pré-Candidato Roberto Robaina (PSOL)

Pré-Candidata Abigail Pereira (PCdoB)

Mediador: Salmo Dias de Oliveira, Presidente da Famurs

16h Posse da Diretoria 2018-2019
18h Encerramento

 

Fotos: Eduardo Beleske

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!