Famurs se solidariza com municípios atingidos pelas chuvas

18/01/2019 12:38
O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, se solidariza e informa que a entidade está à disposição, no que for possível, para auxiliar os municípios que foram atingidos pelas chuvas que ocorrerem recentemente no RS. Cettolin, que esteve em Brasília nesta quinta-feira (17/1), aproveitou a ocasião para solicitar ajuda ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Durante encontro, Cettolin pediu agilidade na liberação de recursos para amenizar as perdas dos municípios.

Devido às chuvas intensas e ventos fortes que ocorreram no Estado, 22 municípios foram afetados. De acordo com a Defesa Civil do Estado, até a manhã desta sexta-feira (18/1), foram contabilizadas 5.144 desalojados e 1.573 desabrigados. Também foi registrado dois óbitos, um em Alegrete e outro em Santana da Boa Vista.

Entre os problemas enfrentados pelos municípios estão a falta de abastecimento de água potável; queda de postes e falta de energia elétrica; queda de árvores e vias bloqueadas; inundações e cheias de rios; e casas destelhadas e alagadas. Alguns municípios também decretaram situação de emergência.

Como ajudar

Uma Central de Doações foi montada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na avenida Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre. As doações ocorrem de segunda a domingo, das 8h30 às 18h. Podem ser levados alimentos não perecíveis, água potável, roupas, material de dormitório, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Foto: Fernando Gomes