Famurs realiza votação para eleger novo presidente

Nesta sexta-feira (24/5), a Famurs realizou a eleição para ratificar o nome dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar a presidência na gestão 2019/2020. Na ocasião, foram contabilizados 174 votos de prefeitos gaúchos e o gestor de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, foi eleito como próximo presidente da entidade. A chapa única recebeu 172 votos. Brancos e nulos somaram dois pontos. A posse da nova diretoria acontece no 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que este ano acontece entre os dias 3 e 5 de julho, em Bento Gonçalves.

Freire substituirá o atual presidente, Antonio Cettolin (MDB), que é prefeito de Garibaldi. Segundo o presidente eleito, a Casa dos Municípios deve ser protagonista na articulação de demandas de interesse de todas as gestões municipais. “Pretendo administrar a entidade com austeridade, otimizando recursos e valorizando o seu corpo técnico, a exemplo da atual administração, que tem na liderança o colega prefeito Antonio Cettolin”, apontou.

O prefeito de Palmeira das Missões foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para presidência da Famurs após eleição interna. Freire venceu o pleito com 64 votos de prefeitos e vices do PDT gaúcho. O segundo colocado na disputa foi o prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago, que recebeu 59 votos.

A indicação de Eduardo Freire obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Terceiro partido com o maior número de prefeitos eleito em 2016, o PDT obteve o direito de escolher o presidente da Federação em 2019. Antes de Freire e Cettolin, representou a Famurs o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, do Progressista (PP), partido que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal. O Partido dos Trabalhadores (PT) completa a lista indicando um nome para presidência na gestão 2020/2021.

 

Perfil

O prefeito Eduardo Freire tem 41 anos, é advogado e filho do ex-prefeito de Palmeira das Missões, José Américo Freire. Filiou-se ao PDT aos 16 anos, exerceu a presidência do Diretório Municipal e da Regional do Partido. Foi procurador de Palmeira das Missões e eleito vereador mais votado da história do município. Posteriormente foi eleito prefeito e reeleito com 70% dos votos. Freire é casado com Daniela Meller Covcecich e possui duas filhas Eduarda e Helena.

 

Conselho Administrativo – Gestão 2019/2020

 

Presidente:

Eduardo Freire (PDT)

Palmeira das Missões – AMZOP

 

 

Vice-presidentes:

Cleiton Bonadiman (MDB)

Seberi – AMZOP

 

Emanuel Hassen de Jesus (PT)

Taquari – AMVAT

 

Fábia de Almeida Richter (PSB)

Cristal – ACOSTADOCE

 

Guilherme Rech Pasin (PP)

Bento Gonçalves – AMESNE

 

Marcelo Arruda (PTB)

Barra do Rio Azul – AMAU

 

Ronaldo Boniatti (PSDB)

Nova Pádua – AMESNE

 

Vilmor Carbonera (DEM)

Vila Flores – AMESNE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!