Famurs promove encontro sobre agricultura

10/05/2018 16:45
O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias, participou da abertura do 26º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e 2° Seminário Nacional de Inspeção Municipal, na manhã desta quinta-feira (10/5). O evento foi realizado pela entidade, em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema), no auditório do TCE. Salmo defendeu a permanência das famílias no campo, já que o agronegócio está presente em mais todos os municípios gaúchos. “Agricultura é a grande locomotiva do país. Temos que investir para manter as famílias no campo”, salientou o presidente da Famurs.

Segundo o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e secretário de Agricultura de Pelotas, Jair Seidel, é necessário fazer um esforço para planejar o futuro na agricultura. “A estimativa para 2020 é de que apenas 10% das pessoas permaneçam no campo, portanto ter um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e uma inspeção eficiente estimulam as pessoas a dar continuidade na agricultura”, detalhou. Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado e ex-secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, destacou os avanços na gestão, como a possibilidade de inspeção sanitária privada para dar agilidade aos municípios e a entrega de 500 equipamentos para auxiliar os produtores, prometida para o início de junho. “É a maior entrega da história do Rio Grande do Sul”, disse.

O presidente da Emater, Iberê Orsi colocou a entidade a disposição dos prefeitos para ajudar na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. “Os municípios precisam fazer seus planos porque é com base neles que o podemos fazer o plano estadual”, resumiu. Também participaram da abertura do evento o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) no RS, Marcio Madalena; o Secretário de Desenvolvimento Rural, Tarcisio Minetto e o secretário de agricultura do RS, Odacir Klein.