Famurs pelo Rio Grande discute principais temas que norteiam o municipalismo regional

A partir de novembro, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) inicia uma série de encontros regionais que integram o calendário de interiorização da entidade em 2017-2018. O Famurs pelo Rio Grande prevê reuniões com as 27 Associações Regionais, que contemplam as 497 cidades gaúchas. As discussões sobre as principais questões que norteiam o municipalismo regional serão conduzidas pelo presidente da entidade e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira.

Conforme o dirigente da Federação, a interiorização contribuirá para o estreitamento das relações institucionais, oportunizando um contato mais direto com os gestores municipais e suas demandas locais. “O Rio Grande do Sul possui uma vasta dimensão territorial que, muitas vezes, acaba prejudicando o conhecimento in loco das situações enfrentadas pelas cidades mais distantes da Capital e a Famurs reconhece que é no município que tudo acontece”, pondera.

O primeiro encontro será realizado no próximo dia 3, às 17h, no auditório do Parque de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha, com a presença dos prefeitos das 37 cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), presidida pelo prefeito de Estrela, Carlos Mallmann. Na oportunidade, o presidente da Famurs irá abordar as iniciativas implementadas pela entidade e acolherá as demandas apresentadas pela Amvat. Após a reunião, Salmo fará a abertura da 5ª Forquetinha Expofest – Exposição Comercial, Industrial, Agroindustrial e Festa Típica, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro, no Parque de Exposições Christoph Bauer.

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

A programação das reuniões regionais contempla a realização de encontros do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), que foi lançado pela primeira-dama da Famurs e do município de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, durante a assembleia de prefeitos na 40ª Expointer. Segundo Adriane, o objetivo é instigar a participação das mulheres na política e, por meio da troca de experiências, fortalecer a representação feminina nas ações desenvolvidas em seus municípios. As soberanas dos municípios que integram a Amvat também participarão do encontro do MGMM.

Serviço

O quê: Famurs pelo Rio Grande em Forquetinha (Amvat)

Quando: Dia 3/11 (sexta-feira), às 17h

Onde: Auditório do Parque de Exposições Christoph Bauer

Serviço

O quê: Encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

Quando: Dia 3/11 (sexta-feira), às 16h

Onde: Restaurante da Vila Germânica no Parque de Exposições Christoph Bauer

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

comunicacao.famurs@gmail.com

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!