Famurs participa do lançamento da Frente Parlamentar da Tradição e Cultura Gaúcha e dos Festejos Farroupilhas 2019

O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, esteve presente, na noite desta quarta-feira (7/8), no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha – apelidada de bancada da bombacha. O evento, que também marcou o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2019, foi realizado no CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília.

Com a presença de autoridades, como o vice-presidente, Hamilton Mourão; o governador, Eduardo Leite; o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; ministros; secretários; e prefeitos gaúchos, pela primeira vez o lançamento da Semana Farroupilha teve visibilidade nacional.

Durante o evento, os presentes foram agraciados com a apresentação do grupo de dança da casa e shows musicais de artistas gaúchos, como Luiza Barbosa e Thomas Machado, e apresentação de danças tradicionais do CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e do grupo Arte Nativa, de Lagoa Vermelha. Um convite, em forma de clipe, chamado “Vem pro Rio Grande” foi apresentado para que os brasileiros conheçam o RS durante a Semana Farroupilha. A letra do clipe é de Rodrigo Bauer e a melodia do patrono dos festejos deste ano, César Oliveira, junto do músico Rogério Melo.

A Semana Farroupilha 2019 começa, oficialmente, dia 16 de agosto, em Tenente Portela, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula. A festividade encerra dia 20 setembro. O tema escolhido para esta edição é o legado do tradicionalista Paixão Côrtes, que faleceu em 2018, aos 91 anos.

Também estiveram presentes os ministros de Justiça e Segurança, Sergio Moro; de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; de Cidadania, Osmar Terra; e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; senadores; deputados; representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); e patrões de CTGs de todo o país.

Saiba mais:

A Frente Parlamentar da Tradição e Cultura Gaúcha, que recebeu apoio da Famurs, tem como presidente o deputado Ronaldo Santini e vice, Lucas Redecker. A Frente foi criada na Câmara dos Deputados com 198 assinaturas de representantes de 26 Estados mais o Distrito Federal.

A bancada pluripartidária busca sustentabilidade da cultura gaúcha, com o engajamento de toda a sociedade no desenvolvimento econômico e de políticas públicas; a valorização do turismo cultural e, consequentemente, a geração de emprego e renda; além de destacar os Centros de Tradições Gaúchas, na busca da união de esforços para inclusão e preservação da pauta no calendário federal.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!