Famurs lança campanha contra Fake News durante o período eleitoral

A Famurs lançou na última quinta-feira (24), uma campanha contra Fake News durante o período eleitoral. Afinal, como combater a disseminação de notícias falsas? O lançamento ocorreu com a participação do presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen; do coordenador do gabinete eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), Rodrigo López Zilio; da advogada mestre em Ciências Jurídico-Criminais Helena Costa Franco; e do Delegado de Polícia, Mestre em Direito e especialista no combate a Fake News, Emerson Wendt.

Com a campanha, foi apresentada ainda uma cartilha jurídica com manual para combater as notícias falsas, que será distribuída aos prefeitos e candidatos nos próximos dias. Além disso, a Federação trabalha com o envio de peças publicitárias, destinada aos 497 municípios e promovendo ainda um trabalho de produção de conteúdo para as redes sociais.

Para o presidente Maneco Hassen, a campanha propõe uma transformação no cenário em que nos encontramos, com a disseminação de notícias falsas aumentando a cada dia. “Em um cenário com eleições e pandemia, é extremamente relevante pensar em formas de combater a debandada de informações falsas, principalmente nas redes. Nossa campanha tem o objetivo de contribuir para um período de eleições que valorize a democracia e o compromisso com a verdade, fator importantíssimo para a escolha dos próximos representantes de cada município”, destacou.

De acordo com o assessor jurídico da Famurs, Rodrigo Westphalen, o projeto partiu de pesquisas elaboradas pelos prefeitos representados pela entidade, que trouxeram demandas e denúncias de violação de direitos à esfera de proteção dos candidatos. “Com a comprovação de que a utilização das fake news nas redes sociais se transformaram em um objeto para desinformar a população – como nas eleições americanas de 2016 e as eleições de 2018 no Brasil, foi possível perceber que a difusão da tecnologia de informação trouxe mais desinformação do que melhorias na democratização”, pontuou. Diante desse cenário, a diretoria da Famurs decidiu promover a campanha de combate às notícias falsas, trazendo pessoas da comunidade rio-grandense para tratar do tema. “Pensamos em áreas diferentes, trazendo cada um de uma esfera, montando um projeto que tem o objetivo de amenizar essa problemática que causa tanta desinformação e acaba violando o princípio democrático”, enfatizou Rodrigo.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!