Famurs intercede na busca do aumento de efetivo nos municípios do Norte gaúcho

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, acompanhou, na tarde desta quarta-feira (6/6), os gestores municipais de Nonoai e de Trindade do Sul em agenda com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, que tratou do aumento de efetivo para a Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros na microrregião de Nonoai. Atualmente, a Brigada Militar, por exemplo, disponibiliza de apenas 53 homens para atender uma região de 11 municípios.

O presidente Salmo apresentou ao secretário Schirmer o atual cenário dos municípios, que em alguns momentos do dia ficam sem nenhuma cobertura policial. “Quando os brigadianos atendem alguma ocorrência, eles precisam se deslocar 100 quilômetros até Erechim para registrar o caso na Delegacia de Pronto Atendimento. Neste período, a cidade fica totalmente descoberta de segurança”, relatou o presidente.

Conforme o prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva, a microrregião está localizada na faixa de fronteira, entrada do Estado do Rio Grande do Sul, onde passam inúmeros carregamentos de contrabandos, principalmente de cigarro e armas adquiridos no Paraguai. “Se houvesse uma ação preventiva na região teríamos, consequentemente, a inibição da entrada deste contrabando no Estado”, defendeu Edilson.

O prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, solicitou ainda a instalação de uma Delegacia de Polícia na cidade. “Estamos desde 2005 com toda a documentação da Delegacia de Polícia implantada, porém não foi instalada oficialmente por falta de efetivo”, relatou. Ele acrescentou que o município está em pleno crescimento econômico e de população, porém há apenas cinco homens da Brigada Militar atuando na cidade, o que preocupa a população.

O secretário Schirmer, após ouvir as reivindicações dos gestores municipais, apresentou todas as ações que o governo vem implantando no Estado para minimizar principalmente os pedidos de aposentadoria dos servidores da Segurança Pública e assim manter um efetivo considerável. Schirmer anunciou que fará o possível para encontrar uma ação emergencial e a implantação do Plantão 24 horas na Delegacia de Polícia de Nonoai. Apontou que uma das medidas a serem implantadas é a instalação do Sistema de videomonitoramento nas cidades. “Em breve estaremos assinando um financiamento com o Badesul para investimentos nesta área”, revelou o secretário.

Participaram, ainda, da reunião a deputada estadual Silvana Covatti, a vereadora Rosa Barbiero, o secretário Ivanir Barbiero, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Paiakan, e os bombeiros civis Luiz Fernando e Maurício de Sá, do município de Nonoai, além do presidente da Câmara de Vereadores de Trindade do Sul, Gelson Viapiana, e o Gerente Municipal de Convênios Clauber Cassaro.

Texto: Manuel Gaboardi

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!