Famurs cria comissão para tratar sobre acessos asfálticos

24/07/2019 21:23

O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (24/7) com prefeitos, secretários e vereadores de municípios que ainda não foram contemplados com acessos asfálticos. Durante a reunião, o principal ponto debatido foi a necessidade de criar uma comissão para tratar do tema junto à Bancada Gaúcha, governo do Estado e governo Federal. “A ideia da comissão é demonstrar força política dessa demanda tão importante”, explicou o presidente Dudu.

De acordo com novo levantamento realizado pela área técnica de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 57 municípios e 58 trechos entre obras não iniciadas, paralisadas ou concluídas parcialmente. Conforme o presidente da entidade, a criação da comissão não tem o objetivo de apenas buscar investimentos, mas de participar das definições de prioridades para as obras. A ideia é que, após criada a comissão, seja realizado um encontro com a secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, e com a Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico, para que, conjuntamente, sejam definidos critérios para dar andamento às obras.

A partir da reunião, foi definido que a comissão será presidida pelo vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Também irão compor o grupo os prefeitos de Capão Bonito do Sul; Felippe Junior Rieth; de Nova Ramada, Marcus Jair Bandeira; de Pedras Altas, Luiz Alberto Soares Perdomo; de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto; de São Martinho da Serra, Gilson de Almeida; e de Senador Salgado Filho, Mário Aldir Klein.

Na ocasião, também ficou acordado que os municípios que não possuem acesso asfáltico irão encaminhar para Famurs, no prazo de 30 dias, um relatório descritivo e com fotos da situação de cada trecho sem pavimentação asfáltica. Com os relatórios detalhados será possível criar um dossiê que servirá como subsídio para futuras negociações de recursos para as obras.