CRF/RS e Famurs buscam soluções conjuntas para qualificar a Assistência Farmacêutica dos municípios

Em outubro de 2019, o CRF/RS através do seu GT de Saúde Pública e a Famurs, promoveram uma inédita reunião com as Coordenações de Assistência Farmacêutica dos municípios gaúchos, para o levantamento de necessidades e a proposição de melhorias do serviço e qualificação de profissionais municipais conforme Termo de Cooperação entre as instituições vigentes d desde 2013.

No evento, mais de 100 farmacêuticos presentes que atuam nos municípios foram divididos em grupos, que elencaram uma série de ações prioritárias em eixos como CFT e REMUME, Gestão Logística, Dispensação, Judicialização, Informatização e Cuidado Farmacêutico. Conforme indicadores levantados pelo CRF/RS, existe a necessidade de qualificar os Planos de Assistência Farmacêutica com a criação de CFT’s (Comissão de Farmácia e Terapêutica) contribuindo para o uso racional e seguro de medicamentos municipais. No encontro realizado em parceria, se definiu a formação de um grupo técnico de trabalho de farmacêuticos da assistência farmacêutica municipal para auxiliar os profissionais municipais.

A organização da Assistência Farmacêutica (AF) envolve planejar, coordenar e executar as atividades de: seleção, programação, recebimento, armazenamento, distribuição, dispensação e acompanhamento do tratamento/uso dos medicamentos e insumos. E também capacitar os recursos humanos envolvidos para monitorização da efetividade e segurança dos tratamentos. Estas ações podem evitar internações hospitalares desnecessárias e diminuir a judicialização.

Nessa linha, a Comissão de Farmácia e Terapêutica atua para regulamentar e padronizar os medicamentos do município, contribuindo para o uso seguro e racional pela população. Ela auxilia na seleção da compra dos medicamentos, através de um processo baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. No RS as CFT’s, devem ser compostas por servidores de diferentes núcleos da saúde, incluindo os farmacêuticos, médicos, enfermeiros, gestores, nomeados por Portaria.

Entre as principais atribuições da CFT está a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos, a REMUME, que deve ser atualizada e divulgada, a fim de servir como um instrumento para a prescrição médica e demais profissionais de saúde. O levantamento do CRF/RS aponta que 45% das cidades do Rio Grande do Sul não apresentam essa lista padronizada de medicamentos, que deve ter o acompanhamento do farmacêutico municipal.

Grupo técnico condutor de apoio à assistência farmacêutica dos municípios

Com a necessidade de qualificar o trabalho dos farmacêuticos municipais, o CRF/RS e a Famurs, no evento realizado em outubro, referendaram o Grupo Condutor de Assistência farmacêutica, que apoiará os municípios na organização da AF. O trabalho do grupo buscará a formação de banco de dados compartilhado entre os municípios para elaborar propostas e sugestões de construção da Política Estadual de Assistência Farmacêutica; organização de relação municipal de medicamentos e ações conjuntas que venham a colaborar com a AF municipal.

O Grupo condutor formado pelo CRF/RS e Famurs é composto pelos farmacêuticos elencados abaixo:

 

  1. Macrorregião dos Vales

Representante: Nadiane Mosmann Mainard Rech (Arroio do Tigre)

Suplente: Ivana da Silva Dotto (Lagoa Bonita do Sul)

 

  1. Macrorregião Missioneira

Representante: Luciana Legg (Santa Rosa)

Suplente: Liara Merlugo Costa (Rolador)

 

  1. Macrorregião Metropolitana

Representante: Mariana Portal da Costa (Glorinha)

Suplente: Daiana Isabel Fritzen (Sapucaia do Sul)

 

  1. Macrorregião Sul

Representante: Mariza Ferreira Leite (São Lourenço do Sul)

Suplente: Andreia Bartz (São Lourenço do Sul)

 

  1. Macrorregião Norte

Representante: Alexandra Nava Brezolin (Ipiranga do Sul)

Suplente: Janaína Vieira Belusso (Ponte Preta e Jacutinga)

 

  1. Macrorregião Serra

Representante: Cassiane Bolzan dos Passos (Boa Vista do Sul)

Suplente: Juliana Schuh Giroldi (Linha Nova)

 

  1. Macrorregião Centro Oeste

Representante: Raqueli Bittencourt (Uruguaiana)

Suplente: Calander Vieira Gloger (Itacurubi)

 

  1. Capital

Representante: Leonel Almeida (Porto Alegre)

Suplente: Lucia Zimmermann (Porto Alegre)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!