Cettolin coordena painel sobre mobilidade urbana na Marcha a Brasília

Na manhã desta quarta-feira (10/4), o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, coordenou um painel que debateu a gestão do trânsito e o plano de mobilidade. A atividade integra a programação paralela da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O painel, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com a participação do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, que explicou as ações da Secretaria para atender as demandas dos municípios para a área. “Mais pedestre, mais ciclista e menos motorista” disse Pejo ao encerrar fala sobre plano de mobilidade urbana.

A Associação Bike Anjo e a União dos Ciclistas do Brasil foram representadas no painel por Ana Luiza Rangel Carbono Brit. Ela afirmou que “bicicleta não é só esporte, não é só lazer, é um importante meio de transporte”, argumentando a necessidade de incentivo ao uso de bicicletas como modal de transporte.

O painel teve o objetivo de revisar as pautas prioritárias para o setor e consultar gestores sobre suas prioridades. Também foram definidas as prioridades para atuação das entidades municipalistas:

– PL 822/2015 – Unificação da Fiscalização do Trânsito (municípios podem fiscalizar infrações em vias municipais);
– PLS 452/2016 – Vaga de representante municipal no Contran;
– Alteração da resolução da municipalização do trânsito para permitir consórcio entre municípios abaixo de 50 mil habitantes;
– Alteração do prazo do sistema obrigatório para basculante;
– Alteração da resolução que obriga o sistema obrigatório de câmeras frontais no transporte escolar ou sugestão de alteração do programa Caminho da Escola para financiar equipamentos de segurança determinados pelo Contran.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!