Seminário dos Novos Gestores – Apresentações

O Seminário dos Novos Gestores contou com a presença de mais de mil participantes. O encontro, realizado no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017, teve como tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios”. Na ocasião, o município de Passa Sete se filiou à Federação. Com isso, a entidade representa oficialmente os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Durante a solenidade de abertura, foi apresentado aos prefeitos o novo vídeo institucional da Federação. Participaram autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil do RS, Márcio Biolchi; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Edegar Pretto; o presidente do Tribunal de Contas do RS (TCE), Marco Peixoto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, Fabiano Dallazen e o presidente da Associação Gaúcha de Municípios, Carlos Cardinal.

No primeiro dia do evento, passarem pelo palco principal, prefeitos com diversas experiências no painel “Caminhos para um Novo Brasil”. O presidente da Famurs, Luciano Pinto, e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentaram as “Conquistas e desafios do movimento municipalista”. Para encerrar, o economista Aod Cunha abordou as “Perspectivas da economia nacional”. Na parte da noite, o jantar de confraternização encerrou o primeiro dia de evento.

O desequilíbrio fiscal e a importância de um novo Pacto Federativo foi o tema do painel de abertura do segundo dia do evento, com a presença do ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e da senadora Ana Amélia Lemos. A Federação foi apresentada pelo coordenador-geral José Scorsatto e a consultora jurídica da Famurs, Tânia Grigorieff, apresentou orientações jurídicas para início de mandato. A programação ainda contou com empresários que apresentaram “O que se espera dos novos governantes”. A relação dos prefeitos com os órgãos de controle e com a imprensa também foi debatida. A palestra de encerramento do Seminário dos Novos Gestores foi apresentada pelo professor da Unicamp, Leandro Karnal, e teve como tema “Que Brasil Queremos?”.

O Seminário dos Novos Gestores, evento promovido pela Famurs no primeiro ano de mandato dos prefeitos, teve como propósito orientar os responsáveis pela administração municipal sobre os desafios que serão enfrentados no próximo quadriênio. O encontro contou com os patrocínios do Banrisul, Corsan, Badesul, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Bradesco. Tem ainda os apoios da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Detran/RS.

15.02.2017 – Apresentação Caixa Econômica Federal
15.02.2017 – Caminhos para um novo Brasil – Jairo Jorge
15.02.2017 – Caminhos para um novo Brasil – Paula Mascarenhas
15.02.2017 – Conquistas e desafios do movimento municipalista – Paulo Ziulkoski
15.02.2017 – Perspectivas da economia nacional – Aod Cunha
16.02.2017 – Apresentação Institucional – José Scorsatto
16.02.2017 – Orientações jurídicas para início de mandato – Tânia Grigorieff
16.02.2017 – Banrisul, um banco a serviço do desenvolvimento do RS
16.02.2017 – Detran e os municipios
16.02.2017 – O que se espera dos novos governantes – Luiz Pierry
16.02.2017 – O que se espera dos novos governantes – Walter Lídio Nunes
16.02.2017 – Oportunidades de parcerias com o Badesul para o desenvolvimento dos municípios
16.02.2017 – Os municípios e os órgãos de controle – Augusto Nardes
16.02.2017 – Os municípios e os órgãos de controle – Cristina Assmann
16.02.2017 – Os municípios e os órgãos de controle – Renato Luís Bordin de Azeredo
16.02.2017 – Que Brasil Queremos – Leandro Karnal
16.02.2017 – Sicredi, parceiro para desenvolvimento das comunidades

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!