CRF/RS e Famurs buscam soluções conjuntas para qualificar a Assistência Farmacêutica dos municípios

Em outubro de 2019, o CRF/RS através do seu GT de Saúde Pública e a Famurs, promoveram uma inédita reunião com as Coordenações de Assistência Farmacêutica dos municípios gaúchos, para o levantamento de necessidades e a proposição de melhorias do serviço e qualificação de profissionais municipais conforme Termo de Cooperação entre as instituições vigentes desde 2013.

No evento, mais de 100 farmacêuticos presentes que atuam nos municípios foram divididos em grupos, que elencaram uma série de ações prioritárias em eixos como CFT e REMUME, Gestão Logística, Dispensação, Judicialização, Informatização e Cuidado Farmacêutico. Conforme indicadores levantados pelo CRF/RS, existe a necessidade de qualificar os Planos de Assistência Farmacêutica com a criação de CFT’s (Comissão de Farmácia e Terapêutica) contribuindo para o uso racional e seguro de medicamentos municipais. No encontro realizado em parceria, se definiu a formação de um grupo técnico de trabalho de farmacêuticos da assistência farmacêutica municipal para auxiliar os profissionais municipais.

A organização da Assistência Farmacêutica (AF) envolve planejar, coordenar e executar as atividades de: seleção, programação, recebimento, armazenamento, distribuição, dispensação e acompanhamento do tratamento/uso dos medicamentos e insumos. E também capacitar os recursos humanos envolvidos para monitorização da efetividade e segurança dos tratamentos. Estas ações podem evitar internações hospitalares desnecessárias e diminuir a judicialização.

Nessa linha, a Comissão de Farmácia e Terapêutica atua para regulamentar e padronizar os medicamentos do município, contribuindo para o uso seguro e racional pela população. Ela auxilia na seleção da compra dos medicamentos, através de um processo baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. No RS as CFT’s, devem ser compostas por servidores de diferentes núcleos da saúde, incluindo os farmacêuticos, médicos, enfermeiros, gestores, nomeados por Portaria.

Entre as principais atribuições da CFT está a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos, a REMUME, que deve ser atualizada e divulgada, a fim de servir como um instrumento para a prescrição médica e demais profissionais de saúde. O levantamento do CRF/RS aponta que 45% das cidades do Rio Grande do Sul não apresentam essa lista padronizada de medicamentos, que deve ter o acompanhamento do farmacêutico municipal.

Grupo técnico condutor de apoio à assistência farmacêutica dos municípios

Com a necessidade de qualificar o trabalho dos farmacêuticos municipais, o CRF/RS e a Famurs, no evento realizado em outubro, referendaram o Grupo Condutor de Assistência farmacêutica, que apoiará os municípios na organização da AF. O trabalho do grupo buscará a formação de banco de dados compartilhado entre os municípios para elaborar propostas e sugestões de construção da Política Estadual de Assistência Farmacêutica; organização de relação municipal de medicamentos e ações conjuntas que venham a colaborar com a AF municipal.

O Grupo condutor formado pelo CRF/RS e Famurs é composto pelos farmacêuticos elencados abaixo:

1. Macrorregião dos Vales

Representante: Nadiane Mosmann Mainard Rech (Arroio do Tigre)

Suplente: Ivana da Silva Dotto (Lagoa Bonita do Sul)

2. Macrorregião Missioneira

Representante: Luciana Legg (Santa Rosa)

Suplente: Liara Merlugo Costa (Rolador)

3. Macrorregião Metropolitana

Representante: Mariana Portal da Costa (Glorinha)

Suplente: Daiana Isabel Fritzen (Sapucaia do Sul)

4. Macrorregião Sul

Representante: Mariza Ferreira Leite (São Lourenço do Sul)

Suplente: Andreia Bartz (São Lourenço do Sul)

5. Macrorregião Norte

Representante: Alexandra Nava Brezolin (Ipiranga do Sul)

Suplente: Janaína Vieira Belusso (Ponte Preta e Jacutinga)

6. Macrorregião Serra

Representante: Cassiane Bolzan dos Passos (Boa Vista do Sul)

Suplente: Juliana Schuh Giroldi (Linha Nova)

7. Macrorregião Centro Oeste

Representante: Raqueli Bittencourt (Uruguaiana)

Suplente: Calander Vieira Gloger (Itacurubi)

8. Capital

Representante: Leonel Almeida (Porto Alegre)

Suplente: Lucia Zimmermann (Porto Alegre)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!