Acesso Rápido:
Artigo 09/06/2014 Receber bem é jogar pela nossa terra Por Valdir Andres

Após anos de espera e ansiedade, a Copa do Mundo está chegando ao Brasil. A preparação para o campeonato, é claro, pode ter deixado a desejar em alguns aspectos. Mesmo assim, temos uma grande oportunidade em nossas mãos – e agora é a hora de colher os frutos. Nosso país, nosso estado e nossas cidades serão conhecidos por gente de todo o globo. Muitos dos turistas virão pela primeira vez e poderão se tornar visitantes frequentes.

Para os jogos sediados no estádio Beira-Rio, é esperado um público estrangeiro de mais de 52 mil pessoas. Elas virão de países como Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Coreia do Sul, Canadá, Austrália, Nigéria e Holanda. Se contabilizarmos os turistas que vêm de outros estados para assistir às partidas, o contingente é ainda maior. A estimativa total é de mais de 180 mil espectadores.

Somente na capital gaúcha, as atividades ligadas ao turismo terão um incremento de 80% no volume de negócios. Para atender à demanda, estão sendo qualificados os serviços, a hotelaria e a gastronomia dos estabelecimentos porto-alegrenses. É um legado permanente que não pode ser ignorado e deve servir de exemplo para outras de nossas cidades.

Por isso, a Famurs e a Assembleia Legislativa lançaram a campanha “A melhor tática é estar bem preparado”. Trata-se de um estímulo aos municípios para decorarem seus espaços públicos e receberem bem os turistas. Cada comunidade pode ser o destino de uma parcela significativa dos visitantes que estarão aqui. Portanto, é um momento para mostrar nossa adesão a uma iniciativa que pode resultar em ganhos econômicos e sociais para muito além do evento esportivo.

A maior vitória desse Mundial será deixar uma imagem positiva do Rio Grande do Sul para quem vier nos visitar. Todo turista bem acolhido estará motivado a voltar. Esse ciclo trará benefícios ao fomento de negócios e ao desenvolvimento do Estado. Os gaúchos estão escalados para fazer a sua parte – embelezando nossas cidades e demonstrando a conhecida hospitalidade rio-grandense. Ou seja: sendo um jogador pela promoção de nossa terra.

*Presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo

 

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
comunicacao.famurs@gmail.com

FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus - Porto Alegre/RS - CEP: 90130-000 - (51) 3230-3100
Copyright © 2014 Famurs - Todos os Direitos Reservados.