Acesso Rápido:
Artigo 13/11/2013 Os municípios pedem resposta Por Valdir Andres

Em um momento de grave crise financeira dos municípios, representantes de 476 cidades do Estado lotaram o auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Em seguida, dirigiram-se ao Palácio Piratini. Foi a 3ª Marcha Gaúchas dos Prefeitos, a maior já realizada pela pela Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul).

Foi um ato pacífico, respeitador da ordem e do direito de ir e vir. Um ato que, por seus resultados, demonstra que a civilidade democrática é muito mais eficiente do que a destruição de patrimônio, a baderna e o fechamento de ruas. Um ato que gerou repercussão sem atrapalhar o cotidiano das pessoas.

Com essa atitude serena, porém altiva, os prefeitos apresentaram ao governador Tarso Genro as treze reivindicações mais urgentes e imediatas das comunidades. Os pleitos vão de finanças à infraestrutura, de saúde à educação, de assistência social à cultura. Bens concretos e fundamentais à qualidade de vida da população.

Entre outros itens, compuseram a pauta: o acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar; a conclusão das obras de acesso asfáltico e a recuperação da malha rodoviária estadual; o auxílio emergencial de R$ 200 milhões a ser pago em dezembro pelo Governo do Estado; e o pagamento integral dos valores atrasados da Consulta Popular e a ampliação em 100% do orçamento para 2014.

Durante o encontro, o Executivo estadual também soube receber e ouvir. É assim, a propósito, que se cria o entendimento – mesmo quando contrapostas duas opiniões. Se quisermos promover avanços, não há outro modo senão através do respeito mútuo e da busca pelo consenso. E, tanto quanto a participação massiva dos prefeitos, essa boa relação foi um dos fatores que legitimou nosso ato.

Por meio dessa mobilização, que não acontecia há três anos, ganharam destaque as pautas municipalistas – que são, afinal, as pautas de todos os gaúchos. Com mais recursos e mais autonomia, como defendeu o slogan do evento, uma nova realidade será possível. Como entidade representativa das comunidades locais, a Famurs fez o seu papel ao organizar a terceira edição da Marcha. Agora, aguardamos uma resposta efetiva do Piratini.

*Presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
comunicacao.famurs@gmail.com

FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus - Porto Alegre/RS - CEP: 90130-000 - (51) 3230-3100
Copyright © 2014 Famurs - Todos os Direitos Reservados.