Acesso Rápido:
Artigo 20/08/2014 Municípios, enfim, na campanha presidencial Por Seger Menegaz

Pela primeira vez, as demandas dos municípios estão ocupando uma posição de destaque nos debates da campanha presidencial. A centralização de poder na União e nos estados, a burocracia e a redução dos repasses às cidades já não são exclusividade de discussões entre prefeitos. Esses assuntos, felizmente, tomaram força e agora fazem parte da pauta política nacional.

Os municípios gaúchos – representados pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e alinhados com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) – exercem o protagonismo nesse movimento. Agem proativamente, desenvolvendo ações e mobilizando a opinião pública. O 34º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, ocorrido no final de julho, foi uma dessas iniciativas de impacto.

O evento reuniu os principais candidatos ao Governo do Estado, além de postulantes ao Palácio do Planalto. Durante a sabatina, foram assumidos compromissos que interessam às gestões locais – e, mais importante, ao cidadão. A necessidade de revisão urgente do Pacto Federativo, por exemplo, foi unanimidade entre os presentes. E mais: essa mesma disposição têm sido demonstrada pelos outros candidatos à Presidência da República.

Ao sediar o evento e estimular essas pautas, o Rio Grande do Sul reafirma sua vocação municipalista. Aliás, desde o surgimento da Famurs, há quase quatro décadas, a atuação dos gaúchos foi uma semente para a criação de outras entidades por todo o Brasil. Agora, com as manifestações recentes dos presidenciáveis, percebemos que o esforço está gerando avanços significativos.

É evidente: apenas as promessas, se não resultarem em ações práticas, não resolverão problemas. No entanto, ver a campanha presidencial pautada por questões que dizem respeito ao cotidiano das cidades é um avanço que deve ser destacado. Passadas as eleições, a população deve seguir vigilante para que os compromissos dos candidatos se tornem realidade. E nosso Estado, mais do que nunca, precisa manter seu protagonismo na defesa do municipalismo – certo de que esse é o caminho de um Brasil mais justo e desenvolvido.

*Presidente da Famurs e prefeito de Tapejara

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
comunicacao.famurs@gmail.com

FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus - Porto Alegre/RS - CEP: 90130-000 - (51) 3230-3100
Copyright © 2014 Famurs - Todos os Direitos Reservados.